DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7746 "inscrito_id" => 19085 "titulo" => "DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA" "resumo" => "Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB7746_20062023235834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100507 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7746 "inscrito_id" => 19085 "titulo" => "DESIGN E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA" "resumo" => "Metodologias do design são amplamente utilizadas nos processos pedagógicos, tais abordagens e práticas muitas vezes não são reconhecidas como tal pelos educadores, embora agreguem valor aos produtos pedagógicos finais. A revisão sistemática sobre os estudos da área de design voltados à educação tem o objetivo de buscar, identificar e avaliar as pesquisas publicadas sobre o assunto. Ela se concentra em estudos que investigam a aplicação do design na educação, visando responder a questões como: Como o design está associado à educação? Quais são as abordagens mais frequentes? Quais são os produtos/artefatos e impactos observados na ambientação pedagógica? A partir destes questionamentos, buscou-se realizar uma revisão sistemática na literatura considerando o ano de 2017 ao atual. Foram utilizadas bases científicas para busca de trabalhos como o Portal de Periódicos Capes/MEC, o Scientific Eletrônic Library Online – SciELO e periódicos eletrônicos na área da Educação. Durante a análise bibliográfica desta investigação, buscou-se entender como tem sido investigado e quais lacunas ainda precisam ser preenchidas. Na metodologia, foi estabelecido uma análise de conteúdo considerando as fontes, idioma, palavras-chave (strings), ano de publicação, critérios de inclusão e exclusão, assim como procedimentos de seleção dos estudos e sua análise integral. Ao verificarmos os níveis de ensino aos quais se desenvolveram as pesquisas, identificou-se trabalhos desenvolvidos nos ensinos fundamental, médio e superior, seguidos de pós-graduação. Analisando a composição da estrutura dessas pesquisas, percebeu-se que a maioria dos trabalhos com abordagens do design está voltado à formação inicial de professores, cujo enfoque se desdobra nos fundamentos teóricos e fases de técnicas utilizadas no design para a resolução de problemas ou produção de artefatos (planos de aula, protótipos, projetos). A maioria dos trabalhos, também, apresentam abordagem qualitativa e interdisciplinar, sendo elas registradas como relatos de experiências e pesquisa-ação. Embora estudos tenham explorado a teoria e os princípios de abordagens da área do design, ainda há uma necessidade de mais pesquisas para avaliar a eficácia da implementação e continuidade em contextos educacionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19085_TB7746_20062023235834.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FELIPE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "felipe.gomes007@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }