Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SANKOFA: DESCONSTRUINDO O RACISMO E EXCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA ESCOLA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência por meio de uma prática pedagógica intitulada “Projeto Sankofa: Desconstruindo o racismo e exclusão social no ambiente escola”, executado na escola CETI Cônego Cardoso, situada na cidade Castelo do Piauí, no ano letivo de 2022, tendo por objetivos: Compreender como o racismo estrutural está inserido na sociedade, Identificar como o preconceito modifica relações sociais e Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e discriminação. O histórico de invisibilidade e desigualdade étnico-racial é notório no Brasil.. Segundo Silva (2007), apesar da abolição da escravatura, nunca houve superação efetiva do processo de supressão de negros e negros que foram relegados a uma sociedade discriminatória sem que tivessem menor suporte para se estabelecerem. Como metodologia foi utilizada mesas redondas, logo em seguida foram confeccionadas painéis informativos sobre personalidades negras brasileiras que superaram dificuldades raciais em sua vida e por fim uma apresentação cultural com musicas: capoeira ,comidas e desfile. Consideramos que as estratégias pedagógicas tais como as descritas nesse relato de experiência estimularam ainda mais o interesse dos alunos pela escola com engajamento para os trabalhos em equipe, propiciando resultados satisfatórios, inclusive quanto às notas. Mas, sem dúvida, o maior legado deixado pelo projeto foi à mudança do olhar para o “outro” e para “si” favorecendo a atitude de respeito à diversidade. Se as diferenças culturais implícitas e explicitas na história de vida de cada um que compõe a comunidade escolar entram com o sujeito a esse ambiente. É de suma relevância, portanto, fazermos desse um oportuno espaço para o exercício da alteridade, do respeito e da tolerância ao “outro” e a “nós”.

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