Peçonhentos são os animais que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa, como, por exemplo, serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias. Já os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu), portanto, o presente projeto analisa as concepções de alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, no campus Açailândia, abrangendo os cuidados com a preservação de serpentes para o equilíbrio ambiental, assim como a percepção cultural que possuem sobre esses animais. Na escola possui muitos objetivos, como ensinar a ler, escrever, somar, dividir, interpretar, entre outros, desse modo as informações sobre a importância sobre esses répteis para ecossistema e para próprio ser humano, de modo a superar os preconceitos culturalmente criados acerca desses animais, incentiva a preservá-los e evitar acidentes ofídicos. A presente pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio, contempla além da realização de atividades de intervenção, como também, atividades que buscam incentivar o uso de práticas laboratoriais, modificando o contexto tradicional para a sala de aula. Sendo assim a investigação em ambiente escolar organiza os estudantes para que sejam multiplicadores das novas percepções ambientais nas comunidades que vivem, repensem e alterem as perspectivas comuns acerca das serpentes, o que pode, então, auxiliar com que se tenha uma maior consciência na importância desse grupo de animais para o próprio homem e para além dele, o meio ambiente, visando assim sua preservação, além de evitar acidentes e possibilitar conhecimentos de primeiros socorros.