Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO GIRACAMPO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em 2015 foi implementada as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015. Muitas escolas estaduais do campo se deparam com o desafio de compreender os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo e implementar práticas pedagógicas consonantes a essa perspectiva. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes da Universidade Federal de Ouro Preto (GiraCampo/UFOP), vem realizando, desde 2017, várias atividades e projetos de caráter formativo com docentes que atuam em Escolas do Campo. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas em um projeto de extensão na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, localizada no munícipio de Diogo de Vasconcelos-MG, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. A execução do projeto consistiu em três etapas: 1ª) Análise da conjuntura local e levantamento de demandas, considerando as especificidades da comunidade escolar; 2ª) Momentos formativos voltados para a compreensão das diretrizes e para os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, culminando na elaboração de projetos pedagógicos, por área de conhecimentos, a serem desenvolvidos na escola pelos/as docentes e discentes 3ª) Evento escolar para compartilhar os saberes, as experiências pedagógicas e os resultados obtidos com os trabalhos desenvolvidos na etapa anterior. Este projeto abarcou as diferentes áreas do conhecimento, além de envolver todos os professores da escola, estudantes do ensino fundamental e médio e moradores da região. O trabalho propiciou a troca de saberes populares entre moradores da comunidade; familiares; estudantes e professores; criação de uma horta na Escola; composteira; minhocário; elaboração de pequenos documentários pelos estudantes, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo.

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