O propósito deste trabalho é apresentar uma investigação/ação sobre as dificuldades do professor no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geometria Espacial, em lecionar este assunto aos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio em Escolas Públicas Estaduais do município de Santa Cruz/RN. A finalidade deste estudo é verificarmos os problemas enfrentados pelos educadores que lecionam no período letivo em que o tópico é abordado nas turmas investigadas, vale salientar que as Escolas Públicas não dispõem de recursos pedagógicos. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa-ação foram aplicados questionários com questões objetivas e questões abertas aos professores das turmas, é importante salientar que na cidade de Santa Cruz apenas três Escolas Estaduais lecionam o Ensino Médio, logo a pesquisa atingiu a toda a população objeto de estudo, que são três professores. Os questionamentos versaram sobre os recursos pedagógicos, as condições disponibilizadas pela escola, as dificuldades enfrentadas no processo e a possibilidade do uso de um software educativo. Após a aplicação, analisaram-se estes dados, em resposta aos quetionamentos, os educadores identificam que seus alunos não tem visão espacial e não relaciona a geometria espacial a geometria plana, entre outros fatores. Estudar geometria espacial está previsto nos PCNs (1999) e PCNEMs (2006), assim como, o tema já foi tratado pelos autores Kaleff (2003), Lindquist (1994) e Dienes (1974). Além das dificuldades próprias dos alunos, o professor que não tem a sua disposição recursos didáticos, tais como, sólidos geométricos e não possui habilidade para desenhar. É válido afirmar que no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática é evidenciada alguma dificuldade dos alunos, quando o assunto em específico é a geometria espacial, ocorrem diversos empecilhos, prejudicando ainda mais o procedimento. Os educadores evidenciam que o uso de um software educativo seria um ótimo recurso didático.