Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES COLABORATIVAS E EMPÁTICAS ENTRE PARES DE IDADE.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho busca ilustrar, com a análise de episódios de interação social, a potência que crianças pré-escolares com idade entre 5 e 6 anos incompletos administram e resolvem problemas dirigidos em situações lúdicas. Processos de cognição social envolvem a existência e a funcionalidade de diversas competências sociais e as experiências sociais exigem dos sujeitos a possibilidade de estruturar e executar uma variabilidade de habilidades sociais. Toda experiência social cotidiana demanda que as crianças possam dispor de modelos comportamentais flexíveis e em crescente graus de complexidade para responder adequadamente às demandas que lhes são apresentadas em diversas situações de interação social. Os dados deste estudo foram produzidos através da observação videogravada das interações de subgrupos de crianças de uma sala de aula de uma pré-escola da rede pública de um município do sertão pernambucano. O protocolo desta pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco e obteve autorização para sua execução. Os responsáveis legais das crianças autorizaram suas participações. Uma das atividades aplicadas envolveu o uso de formas geométricas previamente elaboradas através da manipulação de suas representações em cartolinas coloridas. Os resultados das aplicações permitiram observar a emergência de comportamentos de cooperação social como indicativos da percepção de que as crianças consideram a necessidade de identificar e manejar demandas emocionais em seus parceiros de idade devendo atendê-las para que possam atuar e dar seguimento aos desafios dos problemas configurados na atividade proposta. Verificou-se que as tarefas de resolução de problemas promoveram mudanças atitudinais complexas, implicando na necessidade de incorporar aspectos cognitivos e afetivos promovendo ações sincronizadas entre as crianças para que estas possam atender e enfrentar os desafios através de práticas colaborativas.

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