AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O SOFTWARE TINKERCAD: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 3635 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O SOFTWARE TINKERCAD: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "As metodologias ativas com a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e na aprendizagem de matemática ainda é um desafio para muitos professores, seja por falta de conhecimento sobre o assunto ou porque insistem na transmissão de conteúdos de forma linear, em que os principais instrumentos utilizados são a lousa e o livro didático. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar a integração do software Tinkercad com as metodologias ativas para o ensino e aprendizagem da Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental. O aporte teórico será à luz da teoria de Piaget e Moran. A metodologia adota a abordagem qualitativa realizada a partir da revisão de literatura, na qual as fontes selecionadas foram extraídas das bases de dados do catálogo de teses e dissertações e do portal de periódicos, ambos pertencentes à CAPES e em livros armazenados no acervo dos pesquisadores. No total foram selecionados para a composição do corpus de análise 23 documentos divididos entre 6 livros, 3 teses, 5 dissertações e 9 artigos no espaço temporal entre 2018 a 2023. Por conseguinte, a análise se deu a partir da Análise Textual Discursiva, que sugere a divisão de categorias e subcategorias para melhor interpretar as informações. Dessa forma, os resultados apontam que as pesquisas sobre o uso de TDIC nos primeiros anos do ensino fundamental ainda são incipientes e até o momento da escrita deste texto, não foram encontradas pesquisas que tratam do uso do software Tinkercad ou de outro simulador de ambiente virtual para o ensino da Geometria nessa etapa da educação básica, indicando assim a necessidade de realizar pesquisas, sobretudo, de intervenção nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3635_TB726_27102023182157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95191 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 3635 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O SOFTWARE TINKERCAD: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "As metodologias ativas com a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e na aprendizagem de matemática ainda é um desafio para muitos professores, seja por falta de conhecimento sobre o assunto ou porque insistem na transmissão de conteúdos de forma linear, em que os principais instrumentos utilizados são a lousa e o livro didático. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar a integração do software Tinkercad com as metodologias ativas para o ensino e aprendizagem da Geometria nos primeiros anos do ensino fundamental. O aporte teórico será à luz da teoria de Piaget e Moran. A metodologia adota a abordagem qualitativa realizada a partir da revisão de literatura, na qual as fontes selecionadas foram extraídas das bases de dados do catálogo de teses e dissertações e do portal de periódicos, ambos pertencentes à CAPES e em livros armazenados no acervo dos pesquisadores. No total foram selecionados para a composição do corpus de análise 23 documentos divididos entre 6 livros, 3 teses, 5 dissertações e 9 artigos no espaço temporal entre 2018 a 2023. Por conseguinte, a análise se deu a partir da Análise Textual Discursiva, que sugere a divisão de categorias e subcategorias para melhor interpretar as informações. Dessa forma, os resultados apontam que as pesquisas sobre o uso de TDIC nos primeiros anos do ensino fundamental ainda são incipientes e até o momento da escrita deste texto, não foram encontradas pesquisas que tratam do uso do software Tinkercad ou de outro simulador de ambiente virtual para o ensino da Geometria nessa etapa da educação básica, indicando assim a necessidade de realizar pesquisas, sobretudo, de intervenção nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3635_TB726_27102023182157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }