Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMINÁRIO SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-INDÍGENAS NO FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste resumo pretendemos apresentar um relato de experiência das estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE na realização do Seminário sobre Jogos e Brincadeiras Afro Indígenas no Fortalecimento das Relações Étnico-Raciais, ocorrido na disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais. O racismo ainda está presente na nossa sociedade e por esse motivo o artigo 26-A da LDB, ao incluir a obrigatoriedade da história e cultura afro-indígenas, pretende que se tenham práticas antiracistas nas escolas brasileiras e o seminário foi pensado como uma proposta para refletir sobre ações que atuem nessa perspectiva. Foi apresentado em duas turmas do curso de Pedagogia da mesma universidade e foi dividido em dois momentos: o primeiro refere-se a um diálogo inicial com as turmas para apresentação de concepções fundamentais ao tema, e o segundo a realização prática de dois jogos (Adugo e Mancala) e três brincadeiras (Terra-Mar, Gavião e passarinho e Concentração ao número) de origem indígena e africana. No diálogo inicial apresentamos as concepções de jogos, brincadeiras e brinquedos que embasaram nossas ações, fundamentadas nas contribuições da obra de Kishimoto (2001), e exploramos os conhecimentos prévios dos(as) participantes sobre jogos e brincadeiras afro-indígenas popularmente praticadas mas de origem desconhecida. O brincar promove, no desenvolvimento infantil, certo nível de familiaridade com diferentes culturas, posições sociais e profissões, por isso, consideramos de extrema importância a inclusão dessas dinâmicas no contexto escolar para refletir com os(as) estudantes sobre as diferenças e desigualdades existentes em nossa sociedade. De maneira criativa e divertida podemos alcançar a ressignificação de práticas discriminatórias e estereotipadas, na interação com os outros, como pode-se observar nas atividades desenvolvidas.

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