Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96165
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 12777
    "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12777_TB1985_04052023141707.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "aline.o.s@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96165
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1985
    "inscrito_id" => 12777
    "titulo" => "ARTE E EDUCAÇÃO: O TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12777_TB1985_04052023141707.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "aline.o.s@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.