Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas e métodos educativos para o ensino de ciências (física), a partir da utilização do teatro como instrumento metodológico com estudantes da educação básica. O estudo centrou-se especificamente na abordagem da óptica – uma das unidades estudada na disciplina de ciências - que é fundamentalmente importante para compreensão de vários fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano. Para o desenvolvimento desse enfoque, foram utilizadas as técnicas teatrais do químico e teatrólogo brasileiro Augusto Boal (1991) que em sua obra Teatro do Oprimido apresentou e desenvolveu um conjunto de técnicas tendo como objetivo o contexto social, político, econômico e local da época em que viveu. Tendo em vista que ele viveu no mesmo período do Paulo Freire, Boal vivenciou opressões e conflitos sociais muito semelhantes. Logo, suas técnicas quando associadas à educação exercem um papel fundamental tanto na dinâmica, quanto na produção de conhecimentos por estudantes que, necessariamente, não precisam ser atores, mas precisam ser pertencentes a um meio cultural de conhecimento específico. Os participantes foram estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no interior do Maranhão, que utilizaram materiais de baixo custo na produção e preparação das apresentações teatrais dentro de uma sequência de atividades que valorizaram e interpretaram a ciência a partir da dinâmica teatral. Essa produção possibilitou o desenvolvimento de várias habilidades e incentivou o trabalho em grupo, mediante a troca de informações e estudo investigativo. Além disso, o teatro como instrumento pedagógico não é uma prática recente e dessa forma, especificamente, nesse trabalho ele favoreceu como um aliado da educação científica de forma dinâmica, interativa e atrativa.