Quando observamos o reino Plantae, notamos que ele é composto por organismos bastante diferentes. Algumas plantas, por exemplo, apresentam tamanho de poucos centímetros, como os musgos, enquanto outras, como a sequoia, podem atingir mais de 80 metros de altura. Além da diferença de tamanho, esses seres vivos diferenciam-se pela presença ou não de tecidos condutores, pela presença ou não de flores, e por outras características, além de serem essenciais para o equilíbrio do planeta, constituem a base da cadeia alimentar de vários ecossistemas, servindo de alimento para os consumidores primários e fazendo parte da alimentação humana (SANTOS, 2020). Diante o exposto, com o objetivo de introduzir o estudo sobre as plantas no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Técnico Dom Vital, Catolé do Rocha, PB, foram realizadas aulas lúdicas, propondo aos alunos construção de um cartaz com folhas de diversos tamanhos e formas e flores de várias cores. Salientando que, as folhas e flores foram coletadas pelos alunos no jardim da escola. Além disso, foi realizada uma aula para conhecer e identificar alguns tipos de raízes, caules, folhas e frutas que os alunos consomem na própria alimentação e, os quais, eles levaram para a sala de aula, como por exemplo, a cenoura, o coentro, a batata inglesa, uva, laranja, entre outros. Diante isso, as aulas transcorreram de forma dinâmica e de muita curiosidade dos alunos, pois ao saberem que uma cenoura era uma raiz, alguns ficaram sem acreditar, pois, para alguns deles, raízes não poderiam servir de alimento. Assim, tornando este trabalho de grande importância, pois ao desenvolver um conteúdo como esse, do ensino de ciências, de forma lúdica, faz com que o aluno consiga aprender de forma espontânea e divertida.