Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOBRADURAS: UM RECURSO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98877
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5583
    "inscrito_id" => 12509
    "titulo" => "DOBRADURAS: UM RECURSO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "A matemática vai além das operações numéricas e algébricas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades diversas. Na geometria, suas aplicações iniciais relacionam-se a problemas de divisão de terras e astronomia. Neste texto, faremos uma revisão da literatura sobre o uso das dobraduras como ferramenta de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino básico de Geometria Plana e Espacial. As dobraduras, conhecidas como origamis, são uma técnica que permite a construção de objetos em papel sem cola ou cortes, representando uma variedade de formas geométricas, desde as mais simples até as mais complexas. Assim, os origamis se tornam uma ferramenta valiosa, convertendo conceitos geométricos em materiais concretos, visualmente acessíveis e de fácil manuseio. O uso de dobraduras no ensino da Matemática teve início com Friedrich Fröbel (1782 - 1852), educador alemão. Ele as classificou em três estágios: dobraduras de verdade, dobraduras da vida e dobraduras da beleza. Neste trabalho, focaremos em apresentar módulos geométricos e modulares para construir os Poliedros de Platão, usando pequenos pedaços de papel como material concreto que auxilia na compreensão dos estudos geométricos pelos alunos. Dessa forma, as dobraduras se revelam uma abordagem lúdica e prática, enriquecendo o ensino de geometria e proporcionando uma compreensão mais efetiva dos conceitos por meio de objetos tangíveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12509_TB5583_04102023085624.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLY DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EMILLY"
    "autor_email" => "emillynlima1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98877
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5583
    "inscrito_id" => 12509
    "titulo" => "DOBRADURAS: UM RECURSO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA"
    "resumo" => "A matemática vai além das operações numéricas e algébricas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades diversas. Na geometria, suas aplicações iniciais relacionam-se a problemas de divisão de terras e astronomia. Neste texto, faremos uma revisão da literatura sobre o uso das dobraduras como ferramenta de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino básico de Geometria Plana e Espacial. As dobraduras, conhecidas como origamis, são uma técnica que permite a construção de objetos em papel sem cola ou cortes, representando uma variedade de formas geométricas, desde as mais simples até as mais complexas. Assim, os origamis se tornam uma ferramenta valiosa, convertendo conceitos geométricos em materiais concretos, visualmente acessíveis e de fácil manuseio. O uso de dobraduras no ensino da Matemática teve início com Friedrich Fröbel (1782 - 1852), educador alemão. Ele as classificou em três estágios: dobraduras de verdade, dobraduras da vida e dobraduras da beleza. Neste trabalho, focaremos em apresentar módulos geométricos e modulares para construir os Poliedros de Platão, usando pequenos pedaços de papel como material concreto que auxilia na compreensão dos estudos geométricos pelos alunos. Dessa forma, as dobraduras se revelam uma abordagem lúdica e prática, enriquecendo o ensino de geometria e proporcionando uma compreensão mais efetiva dos conceitos por meio de objetos tangíveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12509_TB5583_04102023085624.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLY DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EMILLY"
    "autor_email" => "emillynlima1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A matemática vai além das operações numéricas e algébricas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades diversas. Na geometria, suas aplicações iniciais relacionam-se a problemas de divisão de terras e astronomia. Neste texto, faremos uma revisão da literatura sobre o uso das dobraduras como ferramenta de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino básico de Geometria Plana e Espacial. As dobraduras, conhecidas como origamis, são uma técnica que permite a construção de objetos em papel sem cola ou cortes, representando uma variedade de formas geométricas, desde as mais simples até as mais complexas. Assim, os origamis se tornam uma ferramenta valiosa, convertendo conceitos geométricos em materiais concretos, visualmente acessíveis e de fácil manuseio. O uso de dobraduras no ensino da Matemática teve início com Friedrich Fröbel (1782 - 1852), educador alemão. Ele as classificou em três estágios: dobraduras de verdade, dobraduras da vida e dobraduras da beleza. Neste trabalho, focaremos em apresentar módulos geométricos e modulares para construir os Poliedros de Platão, usando pequenos pedaços de papel como material concreto que auxilia na compreensão dos estudos geométricos pelos alunos. Dessa forma, as dobraduras se revelam uma abordagem lúdica e prática, enriquecendo o ensino de geometria e proporcionando uma compreensão mais efetiva dos conceitos por meio de objetos tangíveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.