Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO DE CONTEÚDOS MAIS ABRANGENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM INCENTIVO PROPORCIONADO PELO PIBID.

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10119
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 78
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO DE CONTEÚDOS MAIS ABRANGENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM INCENTIVO PROPORCIONADO PELO PIBID."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) proporciona uma nova experiência na formação acadêmica dos bolsistas, inserindo o licenciando na escola pública e incentivando-o a aplicar conteúdos mais abrangentes nas aulas. Buscando superar os antigos métodos de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, elaboramos um planejamento voltado para o conhecimento acerca do tema saúde, conhecimentos sobre o corpo e esportes, trabalhando de forma lúdica e inclusiva, de modo que vem contribuindo para a manutenção da qualidade de vida dos alunos no processo de aprendizagem dos educandos do ensino médio inovador. Este trabalho tem como objetivo destacar a maneira que inserimos as práticas pedagógicas discutidas na Universidade e que foram trazidas à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – Campina Grande/PB, de acordo com as práticas expressas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição; bem como, a colaboração do PIBID na formação de Professores, o qual possibilita vivenciar a realidade e buscar superar as dificuldades. Com base nas nossas intervenções, levamos para a sala de aula: discussões sobre o padrão de beleza, utilizando recortes de revistas para que eles demonstrassem seus pontos de vista; vídeos e filmes sobre saúde, estética, esportes (atletismo e vôlei) e anatomia (ossos e músculos); exercícios sobre GEB (Gasto Energético Basal), Índice de conicidade, Relação Cintura Quadril (RCQ), IMC (Índice de Massa Corporal), Ossos e músculos (montagem do esqueleto), além de exercícios relacionados aos esportes e capacidades físicas; e conduzimos também atividades lúdicas como fundamento de inserção ao ensino-aprendizagem de forma que serviu de base para o conteúdo principal abordado em seguida. Ao decorrer das aulas, foi possível observar que os alunos conseguiram extrair o conhecimento sobre os conteúdos expostos, e também utiliza-los para vivências atuais e futuras, permitindo que os mesmos entendam o verdadeiro sentido da disciplina Educação Física na escola. Ainda, é notório a maior participação, bem como, o interesse pelas aulas, já que os conteúdos se tornaram mais atrativos e dinâmicos. A utilização dessas práticas voltadas aos componentes citados, incentiva muito mais o aluno a buscar instrução acerca de tal conteúdo, que por vezes passaria despercebido se não houvesse a intervenção de programas de incentivo como o PIBID, que através do qual possibilita aos bolsistas do PIBID/CAPES que tenhamos um maior suporte a respeito da nossa função pedagógica na Escola. Essa experiência traz uma bagagem didática muito maior, pois permite englobar questões que antes não seriam utilizadas, lançar propostas para melhorar a atuação dos profissionais de Educação Física, além de contribuir para a formação de professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_16_04_01_idinscrito_78_ce63768524310fcf551be6d38f9dbae7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILÁVIA MENDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RILÁVIA SOUSA"
    "autor_email" => "rilaviamendes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10119
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 78
    "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INCLUSÃO DE CONTEÚDOS MAIS ABRANGENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM INCENTIVO PROPORCIONADO PELO PIBID."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) proporciona uma nova experiência na formação acadêmica dos bolsistas, inserindo o licenciando na escola pública e incentivando-o a aplicar conteúdos mais abrangentes nas aulas. Buscando superar os antigos métodos de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, elaboramos um planejamento voltado para o conhecimento acerca do tema saúde, conhecimentos sobre o corpo e esportes, trabalhando de forma lúdica e inclusiva, de modo que vem contribuindo para a manutenção da qualidade de vida dos alunos no processo de aprendizagem dos educandos do ensino médio inovador. Este trabalho tem como objetivo destacar a maneira que inserimos as práticas pedagógicas discutidas na Universidade e que foram trazidas à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – Campina Grande/PB, de acordo com as práticas expressas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição; bem como, a colaboração do PIBID na formação de Professores, o qual possibilita vivenciar a realidade e buscar superar as dificuldades. Com base nas nossas intervenções, levamos para a sala de aula: discussões sobre o padrão de beleza, utilizando recortes de revistas para que eles demonstrassem seus pontos de vista; vídeos e filmes sobre saúde, estética, esportes (atletismo e vôlei) e anatomia (ossos e músculos); exercícios sobre GEB (Gasto Energético Basal), Índice de conicidade, Relação Cintura Quadril (RCQ), IMC (Índice de Massa Corporal), Ossos e músculos (montagem do esqueleto), além de exercícios relacionados aos esportes e capacidades físicas; e conduzimos também atividades lúdicas como fundamento de inserção ao ensino-aprendizagem de forma que serviu de base para o conteúdo principal abordado em seguida. Ao decorrer das aulas, foi possível observar que os alunos conseguiram extrair o conhecimento sobre os conteúdos expostos, e também utiliza-los para vivências atuais e futuras, permitindo que os mesmos entendam o verdadeiro sentido da disciplina Educação Física na escola. Ainda, é notório a maior participação, bem como, o interesse pelas aulas, já que os conteúdos se tornaram mais atrativos e dinâmicos. A utilização dessas práticas voltadas aos componentes citados, incentiva muito mais o aluno a buscar instrução acerca de tal conteúdo, que por vezes passaria despercebido se não houvesse a intervenção de programas de incentivo como o PIBID, que através do qual possibilita aos bolsistas do PIBID/CAPES que tenhamos um maior suporte a respeito da nossa função pedagógica na Escola. Essa experiência traz uma bagagem didática muito maior, pois permite englobar questões que antes não seriam utilizadas, lançar propostas para melhorar a atuação dos profissionais de Educação Física, além de contribuir para a formação de professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_16_04_01_idinscrito_78_ce63768524310fcf551be6d38f9dbae7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RILÁVIA MENDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RILÁVIA SOUSA"
    "autor_email" => "rilaviamendes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) proporciona uma nova experiência na formação acadêmica dos bolsistas, inserindo o licenciando na escola pública e incentivando-o a aplicar conteúdos mais abrangentes nas aulas. Buscando superar os antigos métodos de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, elaboramos um planejamento voltado para o conhecimento acerca do tema saúde, conhecimentos sobre o corpo e esportes, trabalhando de forma lúdica e inclusiva, de modo que vem contribuindo para a manutenção da qualidade de vida dos alunos no processo de aprendizagem dos educandos do ensino médio inovador. Este trabalho tem como objetivo destacar a maneira que inserimos as práticas pedagógicas discutidas na Universidade e que foram trazidas à Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral – Campina Grande/PB, de acordo com as práticas expressas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição; bem como, a colaboração do PIBID na formação de Professores, o qual possibilita vivenciar a realidade e buscar superar as dificuldades. Com base nas nossas intervenções, levamos para a sala de aula: discussões sobre o padrão de beleza, utilizando recortes de revistas para que eles demonstrassem seus pontos de vista; vídeos e filmes sobre saúde, estética, esportes (atletismo e vôlei) e anatomia (ossos e músculos); exercícios sobre GEB (Gasto Energético Basal), Índice de conicidade, Relação Cintura Quadril (RCQ), IMC (Índice de Massa Corporal), Ossos e músculos (montagem do esqueleto), além de exercícios relacionados aos esportes e capacidades físicas; e conduzimos também atividades lúdicas como fundamento de inserção ao ensino-aprendizagem de forma que serviu de base para o conteúdo principal abordado em seguida. Ao decorrer das aulas, foi possível observar que os alunos conseguiram extrair o conhecimento sobre os conteúdos expostos, e também utiliza-los para vivências atuais e futuras, permitindo que os mesmos entendam o verdadeiro sentido da disciplina Educação Física na escola. Ainda, é notório a maior participação, bem como, o interesse pelas aulas, já que os conteúdos se tornaram mais atrativos e dinâmicos. A utilização dessas práticas voltadas aos componentes citados, incentiva muito mais o aluno a buscar instrução acerca de tal conteúdo, que por vezes passaria despercebido se não houvesse a intervenção de programas de incentivo como o PIBID, que através do qual possibilita aos bolsistas do PIBID/CAPES que tenhamos um maior suporte a respeito da nossa função pedagógica na Escola. Essa experiência traz uma bagagem didática muito maior, pois permite englobar questões que antes não seriam utilizadas, lançar propostas para melhorar a atuação dos profissionais de Educação Física, além de contribuir para a formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.