O TRIPLO POTENCIAL DO REGISTRO PEDAGÓGICO: COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS SOBRE AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA AÇÃO REFLETIDA E AMPLIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8897 "inscrito_id" => 24669 "titulo" => "O TRIPLO POTENCIAL DO REGISTRO PEDAGÓGICO: COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS SOBRE AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA AÇÃO REFLETIDA E AMPLIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS." "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar em estratégias pedagógicas, diante do contexto brasileiro de desigualdades de oportunidades de aprendizagens, para o aperfeiçoamento de registros pedagógicos, admitindo o triplo potencial que os registros possuem: a. comunicação com as famílias sobre as aprendizagens essenciais vivenciadas na escola de Educação Infantil e b. a autoformação docente por meio da ação refletida. e c. a ampliação das aprendizagens das crianças em contexto de desigualdade social. Para analisar como os registros pedagógicos podem contribuir para a comunicação com as famílias, para a autoformação dos professores de educação infantil e ampliação das aprendizagens, o método adotado será a revisão de literatura e análise documental dos registros pedagógicos de uma escola particular no interior do estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico se apoiará na revisão de literatura que consiste em buscar, selecionar, analisar e sintetizar as produções científicas sobre o tema da pesquisa, a fim de identificar os principais conceitos, debates e lacunas na área e na análise de conteúdo dos registros pedagógicos produzidos pela escola, tendo como foco os portfólios e os relatórios individuais das crianças. O projeto pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre o registro pedagógico como instrumento de comunicação, autoformação dos profissionais da educação que atuam na Educação infantil, e sobretudo ampliar as aprendizagens das crianças no contexto de heterogeneidade da educação infantil brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24669_TB8897_21082023202043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARTINS DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.martins.souza@alum" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101185 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8897 "inscrito_id" => 24669 "titulo" => "O TRIPLO POTENCIAL DO REGISTRO PEDAGÓGICO: COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS SOBRE AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA AÇÃO REFLETIDA E AMPLIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS." "resumo" => "A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar em estratégias pedagógicas, diante do contexto brasileiro de desigualdades de oportunidades de aprendizagens, para o aperfeiçoamento de registros pedagógicos, admitindo o triplo potencial que os registros possuem: a. comunicação com as famílias sobre as aprendizagens essenciais vivenciadas na escola de Educação Infantil e b. a autoformação docente por meio da ação refletida. e c. a ampliação das aprendizagens das crianças em contexto de desigualdade social. Para analisar como os registros pedagógicos podem contribuir para a comunicação com as famílias, para a autoformação dos professores de educação infantil e ampliação das aprendizagens, o método adotado será a revisão de literatura e análise documental dos registros pedagógicos de uma escola particular no interior do estado de São Paulo. O referencial teórico-metodológico se apoiará na revisão de literatura que consiste em buscar, selecionar, analisar e sintetizar as produções científicas sobre o tema da pesquisa, a fim de identificar os principais conceitos, debates e lacunas na área e na análise de conteúdo dos registros pedagógicos produzidos pela escola, tendo como foco os portfólios e os relatórios individuais das crianças. O projeto pretende contribuir para o avanço do conhecimento sobre o registro pedagógico como instrumento de comunicação, autoformação dos profissionais da educação que atuam na Educação infantil, e sobretudo ampliar as aprendizagens das crianças no contexto de heterogeneidade da educação infantil brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24669_TB8897_21082023202043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARTINS DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.martins.souza@alum" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }