Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101188
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8900
    "inscrito_id" => 25427
    "titulo" => "A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25427_TB8900_20112023201921.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALIA VITORIA LOURENÇO DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "SONALIA"
    "autor_email" => "sonaliavitoria81@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101188
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8900
    "inscrito_id" => 25427
    "titulo" => "A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25427_TB8900_20112023201921.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALIA VITORIA LOURENÇO DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "SONALIA"
    "autor_email" => "sonaliavitoria81@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.