A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8700 "inscrito_id" => 25531 "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE Dheniffer Esterffany Silva de Oliveira Patrícia Roberta da Silva RESUMO O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi instituído pela Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, e pela Lei 11.502, de 11 de julho de 2007, com o objetivo de fortalecer a educação básica e incentivar a formação de professores por meio da concessão de bolsas de estudo. O PIBID visa valorizar e aprimorar os estudantes de licenciatura nas instituições de ensino superior. Objetivo: Este artigo tem como propósito relatar as experiências dos bolsistas do edital CAPES Nº 23/2022, Subprojeto – Letras da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, através deste programa e suas contribuições para a formação de professores. Metodologia: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, baseado no relato de experiências de participantes do PIBID. Resultados: O programa se apresenta como uma ferramenta essencial para a formação e capacitação de futuros docentes. Através da observação, reflexão e ação, os futuros docentes podem filtrar, reproduzir e, se necessário, remodelar práticas já existentes. Ao acompanhar um professor supervisor em sala de aula, o futuro docente adquire experiências não apenas em metodologias a serem utilizadas, mas também compreende que ser educador não significa deter todo o conhecimento, mas sim aprender com a jornada da docência ser mediador dentro da sala de aula. Conclusão: Diante do exposto, o PIBID tem contribuído de maneira significativa para a formação inicial de professores, viabilizando práticas que somente são possíveis por meio da interação na sala de aula, fortalecendo os laços entre a Universidade e Escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25531_TB8700_04102023165753.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHENIFFER ESTERFFANY SILVA DE OLVEIRA" "autor_nome_curto" => "DHENIFFER" "autor_email" => "dhenifferesterffany@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101042 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8700 "inscrito_id" => 25531 "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A COLABORAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE LETRAS COMO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE Dheniffer Esterffany Silva de Oliveira Patrícia Roberta da Silva RESUMO O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi instituído pela Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, e pela Lei 11.502, de 11 de julho de 2007, com o objetivo de fortalecer a educação básica e incentivar a formação de professores por meio da concessão de bolsas de estudo. O PIBID visa valorizar e aprimorar os estudantes de licenciatura nas instituições de ensino superior. Objetivo: Este artigo tem como propósito relatar as experiências dos bolsistas do edital CAPES Nº 23/2022, Subprojeto – Letras da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, através deste programa e suas contribuições para a formação de professores. Metodologia: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, baseado no relato de experiências de participantes do PIBID. Resultados: O programa se apresenta como uma ferramenta essencial para a formação e capacitação de futuros docentes. Através da observação, reflexão e ação, os futuros docentes podem filtrar, reproduzir e, se necessário, remodelar práticas já existentes. Ao acompanhar um professor supervisor em sala de aula, o futuro docente adquire experiências não apenas em metodologias a serem utilizadas, mas também compreende que ser educador não significa deter todo o conhecimento, mas sim aprender com a jornada da docência ser mediador dentro da sala de aula. Conclusão: Diante do exposto, o PIBID tem contribuído de maneira significativa para a formação inicial de professores, viabilizando práticas que somente são possíveis por meio da interação na sala de aula, fortalecendo os laços entre a Universidade e Escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25531_TB8700_04102023165753.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHENIFFER ESTERFFANY SILVA DE OLVEIRA" "autor_nome_curto" => "DHENIFFER" "autor_email" => "dhenifferesterffany@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }