O ensino da matemática até os dias de hoje é considerado pelos alunos uma disciplina difícil e que gera rejeições em sua aprendizagem. Nessa perspectiva, existem pesquisas que tentam resolver essa problemática e uma delas são o estudo das tendências metodológicas, que apresentam propostas diferenciadas de ensinar matemática através de atividades práticas e lúdicas proporcionando um sentido para a Matemática. Logo, essas tendências como resolução de problemas, modelagem Matemática, História da Matemática, jogos e outras, podem ser utilizadas em atividades práticas para incluir todos os alunos. Para isso, é importante o conhecimento e o estudo sobre a matemática inclusiva para compreender que as escolas estão em constante adaptação para receber o público com deficiência e eles precisam receber todo o auxílio para que também consigam aprender matemática. O presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelo professor no ensino da matemática em uma perspectiva inclusiva e identificar se são utilizados algum material didático para atender ao público de alunos com deficiências nas escolas da rede básica de ensino. Adotaram-se como metodológicos a revisão bibliográfica e aplicação de entrevista com uma professora do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados apontam que é necessário que o professor saiba qual é a necessidade educacional de cada aluno, além disso foi possível perceber na entrevista que a falta de materiais para desenvolver atividades com os alunos e o desinteresse de outros professores em realizar atividades lúdicas dificultam o processo de ensino. Portanto, é fundamental discutir matemática inclusiva, visto que os alunos sentem grande dificuldade em matemática e precisamos incluir todos os alunos nas atividades.