O ensino da Pré-História se apresenta como uma das temáticas mais instigantes trabalhadas pelo professor de História, no Ensino Fundamental. Essa temática leva o aluno a descobrir não apenas como ocorreu a trajetória do homem na face da Terra, mas demonstra como o homem foi adquirindo habilidades e desenvolvendo diversas invenções, que possibilitaram a sua sobrevivência em ambientes hostis. Dentre os diversos vestígios deixados pelo Homem e que permitiram aos arqueólogos e historiadores conhecerem sobre a Pré-História, estão as pinturas rupestres. Dessa forma, o presente trabalho tem por principal objetivo problematizar a produção das pinturas rupestres, utilizando-as como um recurso didático no ensino de História. Sendo assim, partimos do seguinte problema: Como o professor de História do Ensino Fundamental pode contextualizar o ensino da Pré-História e das pinturas rupestres, com a realidade cotidiana dos alunos? Com relação à fundamentação teórica, nos baseamos na visão da História trazida pela “Escola dos Annales”, através da interdisciplinaridade e das outras ciências que auxiliam o trabalho do historiador, como é o caso da antropologia e da arqueologia. Ainda partindo da discussão trazida por Peter Burke, auxiliamos o aluno a compreender que as pinturas rupestres são consideradas fontes históricas, mesmo que não sejam fontes produzidas nos moldes da escola positivista, ou seja, fontes escritas e oficiais. Além disso, também utilizamos o conceito de “representações”, trabalhado pelo historiador Roger Chartier, focando a importância das representações coletivas para o homem das cavernas, relacionando a necessidade do ser humano em estabelecer processos de comunicação e de deixar marcas por onde passa. No tocante aos procedimentos metodológicos utilizados, nosso trabalho foi dividido em três grandes etapas: Na primeira etapa, trabalhamos de forma expositiva e dialogada conteúdos e conceitos trazidos pelo livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental, que englobam a evolução do ser humano, a divisão tradicional da Pré-História e as principais invenções produzidas neste período. Na segunda etapa discutimos com os alunos a necessidade do Homem de estabelecer processos de comunicação, apresentando as pinturas rupestres. Nesta mesma etapa, ajudamos o aluno a questionar como aquelas pinturas haviam sido produzidas, para que elas serviam e o que representavam naquela época. Por fim, na terceira etapa, trabalhamos a reprodução das pinturas rupestres. Com o auxílio de cartolina, tinta guache e a utilização dos dedos como pincéis, os alunos foram divididos em grupos e puderam representar a Pré-História, conforme sua imaginação. Durante a experiência em reproduzir as pinturas rupestres em sala de aula, percebemos que os alunos vivenciaram uma experiência única, por estarem assimilando os conteúdos trabalhados de forma lúdica, prática e interativa. Também fortalecemos a ideia de que a História é criada por todos nós, sobretudo quando escolhemos o que representar através das cores, das pinturas que fazemos e das mensagens que deixamos para a posteridade.