Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98464
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5051
    "inscrito_id" => 13218
    "titulo" => "O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13218_TB5051_21082023182006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ COSTA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Costa"
    "autor_email" => "beatrizcosta756@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98464
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5051
    "inscrito_id" => 13218
    "titulo" => "O JOGO HEURÍSTICO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13218_TB5051_21082023182006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ COSTA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Costa"
    "autor_email" => "beatrizcosta756@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O jogo heurístico é uma atividade na qual as crianças interagem com diversos tipos de materiais e objetos a partir da experimentação livre, em que são oportunizadas a investigação e a exploração de maneira geral. Neste contexto, de acordo com Goldschmied e Jackson (2004) e Fochi (2018), o papel do educador é de oferecer materiais que propiciem a investigação das crianças e de observar, atentamente, as ações no contexto, fortalecendo a relação pessoal e o vínculo. O presente relato tem por objetivo identificar e analisar situações do jogo heurístico, tendo em vista a organização do espaço, dos materiais, a atividade espontânea das crianças e o papel de educadoras em uma escola de educação infantil, de espaço privado, localizada na cidade do Recife/PE, que tem seus fundamentos baseados nos princípios da Abordagem Pikler e de Reggio Emilia. O relato se baseia em uma breve pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como instrumentos registros fotográficos e escritos de observação. Adicionalmente, considerando as experiências de estágio extracurricular de uma das autoras, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com educadoras de um grupo que atende crianças de 2 e 3 anos. As sessões do jogo heurístico foram acompanhadas ao longo de um mês e foi possível perceber que as crianças apresentaram desenvoltura na autonomia, vivenciando as experiências de acordo com seu tempo, sem pressa ou preocupação, assumindo uma postura competente, segura e ativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.