PROTAGONISTAS NEGROS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UM EXPOENTE PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100387 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7580 "inscrito_id" => 10771 "titulo" => "PROTAGONISTAS NEGROS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UM EXPOENTE PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem a proposta de fazer uma reflexão sobre a aplicação da Lei 10.639/2003, nas aulas do componente curricular de língua portuguesa, do 6º ao 9º ano, na cidade de Garanhuns – PE, tendo por base a análise da coleção Se liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem (2018), da editora Moderna, adotada pela rede municipal de ensino no PNLD 2019. No primeiro momento, o objetivo foi identificar se o material didático, com período de vigência de quatro anos – 2020 a 2023 –, fomentava o trabalho com as literaturas africanas e afro-brasileira nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. Já no segundo, buscar por meio de protagonistas negros da literatura estrangeira como em Cartas para Martin (2020), A metade perdida (2021), A outra garota negra (2021), Socando o ar (2021) e obras de autores contemporâneos como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Stefano Volp e Tatiane Santi Martins que trazem personagens negros, em suas narrativas, ambientadas em solo brasileiro e africano, caminhos para discutir temas como racismo estrutural, racismo institucional, intolerância religiosa, colorismo, entre outras abordagens que promovem uma educação antirracista e reflexões sobre a importância de discutir as relações étnico-raciais no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10771_TB7580_04102023235411.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO GOMES DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldo.gomes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100387 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7580 "inscrito_id" => 10771 "titulo" => "PROTAGONISTAS NEGROS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA: UM EXPOENTE PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03 NA SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho tem a proposta de fazer uma reflexão sobre a aplicação da Lei 10.639/2003, nas aulas do componente curricular de língua portuguesa, do 6º ao 9º ano, na cidade de Garanhuns – PE, tendo por base a análise da coleção Se liga na Língua: Leitura, Produção de texto e Linguagem (2018), da editora Moderna, adotada pela rede municipal de ensino no PNLD 2019. No primeiro momento, o objetivo foi identificar se o material didático, com período de vigência de quatro anos – 2020 a 2023 –, fomentava o trabalho com as literaturas africanas e afro-brasileira nas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais. Já no segundo, buscar por meio de protagonistas negros da literatura estrangeira como em Cartas para Martin (2020), A metade perdida (2021), A outra garota negra (2021), Socando o ar (2021) e obras de autores contemporâneos como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Stefano Volp e Tatiane Santi Martins que trazem personagens negros, em suas narrativas, ambientadas em solo brasileiro e africano, caminhos para discutir temas como racismo estrutural, racismo institucional, intolerância religiosa, colorismo, entre outras abordagens que promovem uma educação antirracista e reflexões sobre a importância de discutir as relações étnico-raciais no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10771_TB7580_04102023235411.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO GOMES DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldo.gomes@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }