Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Segundo Piaget (1967), nos jogos, brinquedos e brincadeiras a criança ao mesmo momento que brinca aprende. As aulas de práticas de estágio supervisionado, fazem parte da grade curricular do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual São Vicente de Paula, da cidade de Nova Esperança-PR. Para dinamizar elencando a teoria estudada em sala de aula, as alunas do 3° ano do curso fizeram um projeto sobre jogos, brinquedos e brincadeiras para aplicar nos Centros Municipais de Educação Infantil do Município. Esse projeto teve o intuito de estimular a coordenação motora, criatividade, imaginação, expressão corporal, concentração e convivência saudável das crianças da Educação Infantil desde o berçário até o infantil IV (cinco anos). Foi realizado em seis instituições diferentes totalizando cerca de oitocentas crianças. Antes da realização das atividades as alunas observaram as aulas nas turmas que iriam aplicar o projeto. Nesta observação deveriam verificar como eram aplicadas as atividades lúdicas pela professora regente da turma, era o momento de identificar as dificuldades, desafios e quais tipos de brincadeiras e habilidades estavam sendo desenvolvidas. Após a observação no retorno as aulas de estágio, realizaram o seminário compartilhando as experiências vividas. Pesquisaram atividades lúdicas para produzir os jogos, brinquedos e brincadeiras, nas aulas de estágio com materiais recicláveis e reutilizáveis. Aplicaram uma aula piloto para a turma do curso para confirmarem a viabilidade da aplicação com as crianças. No dia da aplicação foi possível constatar o quanto é importante trabalhar com os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças. Em cada atividade elas compreenderam os conceitos de trabalho em equipe, no qual cada uma esperava a vez de brincar, de cooperação quando alguém ajudava quem não sabia terminar, concentração para com os movimentos e objetos, verificou-se que a cada dificuldade era um novo aprendizado com a mediação das alunas.

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