Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8562
    "inscrito_id" => 23770
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR"
    "resumo" => "No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23770_TB8562_10092023173308.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA PEREIRA DE SOUZA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA SOUZA"
    "autor_email" => "ana.luiza2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8562
    "inscrito_id" => 23770
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO INSTRUMENTO AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR"
    "resumo" => "No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23770_TB8562_10092023173308.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA PEREIRA DE SOUZA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA SOUZA"
    "autor_email" => "ana.luiza2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.