Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E NECESSIDADES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este texto apresenta o recorte da 2ª fase da pesquisa Profissionais da educação do século XXI – desafios atuais, vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId), coordenado pela Profa. Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. O objetivo geral da pesquisa foi o de identificar como os profissionais da educação vivenciaram os desdobramentos decorrentes da pandemia da Covid19 e seus impactos em relação às políticas públicas, sobre os desafios existentes no cenário educacional da rede paulista, especialmente na formação continuada dos professores. Esta comunicação apresenta os resultados do eixo Formação Inicial e Continuada de professores, cujo objetivo foi analisar como as alterações no cenário educacional, a partir de 2020, interferiram na formação dos docentes. A fundamentação teórica, bem como a análise de dados se deram a partir de: Gatti (2000), Placco e Souza (2006), Imbernón (2010), Libâneo (2015), entre outros. Os dados foram produzidos a partir de grupos de discussões com professores e gestores atuantes na rede pública estadual de São Paulo, representantes de diversas regiões administrativas, e foram analisados segundo a metodologia de análise de prosa (ANDRÉ, 1983; SIGALA; PLACCO, 2022). Destacam-se como resultados o reconhecimento, por parte desses educadores, que os processos de formação continuada são imprescindíveis para o desenvolvimento profissional, para aprimorar e potencializar a aprendizagem dos alunos. Entretanto, o excesso de formações que, de acordo com os participantes, não se relacionavam diretamente entre si, causou desgaste na maioria dos profissionais que não viram soluções para os problemas cotidianos em suas escolas. Ficou evidenciada, também, a falta de articulação existente entre diretorias de ensino e unidades escolares, quando se trata da proposição de temas para serem trabalhados nos espaços formativos.

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