Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99135
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5910
    "inscrito_id" => 17234
    "titulo" => "DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA."
    "resumo" => "Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17234_TB5910_10122023221358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWELYN GUEDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EWELYN"
    "autor_email" => "ewelynguedesds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99135
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5910
    "inscrito_id" => 17234
    "titulo" => "DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA."
    "resumo" => "Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17234_TB5910_10122023221358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWELYN GUEDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EWELYN"
    "autor_email" => "ewelynguedesds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.