Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber.