Este artigo aborda a Gamificação como metodologia ativa no ensino da matemática para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse estudo visa a expandir o repertório teórico e prático dos educandos e educadores em relação ao ensino da matemática, abrindo suas perspectiva de forma a contribuir com a aprendizagem. Estudos científicos têm demonstrado que a implementação da gamificação aumenta o interesse e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade. Essa metodologia faz com que os alunos percebam que o professor não é o único responsável pela construção do conhecimento. Ademais, diante das dificuldades enfrentadas por alguns alunos ao lidar com múltiplas tarefas simultaneamente, a gamificação emerge como uma abordagem de ensino altamente eficaz. Ela se destaca ao manter os alunos focalizados nos desafios que são propostos. Essas dificuldades, além de outros obstáculos enfrentados por estudantes de diversos níveis, ocasionam a necessidade de soluções educacionais adequadas. Este artigo apresenta a Gamificação na EJA e destaca questões norteadoras que são fundamentais para o papel docente nesse contexto, pois, a incorporação de metodologias ativas no ensino da matemática transcende a mera dinamização do ensino. Desta forma, para discutir tais atribuições foi realizado este estudo com base nas teorias de Martins e Giraffa (2015), respaldados por uma pesquisa bibliográfica que engloba temáticas relacionadas ao processo de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento matemático na Educação de Jovens e Adultos.