OLIVEIRA, Vanderleia Lima De. Inclusão escolar começa pela formação docente.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100810>. Acesso em: 23/11/2024 01:54
O presente artigo aborda a importância da formação de professores em relação à inclusão escolar, considerando os desafios que a escola e a comunidade enfrentam nesse processo. Destaca a importância do professor, que lida diretamente com todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais, e ressalta a necessidade de fornecer informações adequadas, que muitas vezes não são abordadas nos cursos de graduação. O texto enfatiza a base em estudos que mostram a demanda crescente por preparação docente para atender às necessidades diversificadas da escola. A formação docente tanto para o Ensino Regular quanto para o Especial é examinada através de diversos referenciais teóricos, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica e o atendimento à diversidade no mesmo ambiente educacional. O foco principal da pesquisa foi investigar como a prática docente é influenciada após a participação em cursos de formação continuada. O estudo buscou entender de que maneira os conhecimentos adquiridos nesses cursos impactam a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional dos professores que trabalham da educação inclusiva.