Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O CONSUMO CONSCIENTE NUMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS: ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99734
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6701
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O CONSUMO CONSCIENTE NUMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS: ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente trabalho partiu de uma inquietação de sala de aula, para o desenvolvimento da pesquisa escolhemos uma turma com 22 estudantes (10-11 anos de idade) de 5° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca-PE. A escolha por esta turma se deu pela disponibilidade da pesquisadora, bem como, a escola apresentar uns dos melhores índices educacionais do Município, no que se refere ao Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Como procedimento metodológico utilizamos uma pesquisa qualitativa baseada na Engenharia Didática de Brousseau (2008) e na Sequência Didática de Artigue (1986). Dividimos as sequências em quatro etapas, contemplando as etapas da Engenharia Didática. Os resultados desta pesquisa demonstraram que após a aprendizagem dos estudantes em sala de aula e contando com a participação da sua família nesta construção, foi possível perceber quando trabalhamos a Educação Financeira voltada para o Consumo Consciente apresentando informações pertinentes é plausível entender a compreensão de todos para torná-los cidadãos críticos. Assim, acreditamos que esta pesquisa contribuiu não só para os estudantes, bem como para seus familiares, transpassando de tal modo, o conhecimento adquirido além do muro da escola. Ressaltamos também, que o estudo desenvolvido poderá servir como exemplo para alguns educadores do Ensino Fundamental abordarem tal temática em sala de aula com seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6701_06072023081843.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99734
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6701
    "inscrito_id" => 20581
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O CONSUMO CONSCIENTE NUMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS: ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA"
    "resumo" => "O presente trabalho partiu de uma inquietação de sala de aula, para o desenvolvimento da pesquisa escolhemos uma turma com 22 estudantes (10-11 anos de idade) de 5° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca-PE. A escolha por esta turma se deu pela disponibilidade da pesquisadora, bem como, a escola apresentar uns dos melhores índices educacionais do Município, no que se refere ao Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Como procedimento metodológico utilizamos uma pesquisa qualitativa baseada na Engenharia Didática de Brousseau (2008) e na Sequência Didática de Artigue (1986). Dividimos as sequências em quatro etapas, contemplando as etapas da Engenharia Didática. Os resultados desta pesquisa demonstraram que após a aprendizagem dos estudantes em sala de aula e contando com a participação da sua família nesta construção, foi possível perceber quando trabalhamos a Educação Financeira voltada para o Consumo Consciente apresentando informações pertinentes é plausível entender a compreensão de todos para torná-los cidadãos críticos. Assim, acreditamos que esta pesquisa contribuiu não só para os estudantes, bem como para seus familiares, transpassando de tal modo, o conhecimento adquirido além do muro da escola. Ressaltamos também, que o estudo desenvolvido poderá servir como exemplo para alguns educadores do Ensino Fundamental abordarem tal temática em sala de aula com seus estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6701_06072023081843.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA"
    "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho partiu de uma inquietação de sala de aula, para o desenvolvimento da pesquisa escolhemos uma turma com 22 estudantes (10-11 anos de idade) de 5° ano do Ensino Fundamental do Município do Ipojuca-PE. A escolha por esta turma se deu pela disponibilidade da pesquisadora, bem como, a escola apresentar uns dos melhores índices educacionais do Município, no que se refere ao Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Como procedimento metodológico utilizamos uma pesquisa qualitativa baseada na Engenharia Didática de Brousseau (2008) e na Sequência Didática de Artigue (1986). Dividimos as sequências em quatro etapas, contemplando as etapas da Engenharia Didática. Os resultados desta pesquisa demonstraram que após a aprendizagem dos estudantes em sala de aula e contando com a participação da sua família nesta construção, foi possível perceber quando trabalhamos a Educação Financeira voltada para o Consumo Consciente apresentando informações pertinentes é plausível entender a compreensão de todos para torná-los cidadãos críticos. Assim, acreditamos que esta pesquisa contribuiu não só para os estudantes, bem como para seus familiares, transpassando de tal modo, o conhecimento adquirido além do muro da escola. Ressaltamos também, que o estudo desenvolvido poderá servir como exemplo para alguns educadores do Ensino Fundamental abordarem tal temática em sala de aula com seus estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.