DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100826 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8332 "inscrito_id" => 24825 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS" "resumo" => "A modelagem 3D é uma tecnologia que pode ser bastante útil no contexto educativo. Ela permite a criação de representações tridimensionais de objetos e ambientes virtuais, o que é potencialmente benéfico para conteúdos de disciplinas, tais como matemática, física, química e biologia, onde conceitos complexos muitas vezes são mais facilmente compreendidos através de representações visuais. No campo da matemática, a modelagem 3D pode ser utilizada para explorar visualmente importantes conceitos geométricos e algébricos, permitindo uma visualização mais intuitiva e ampliando as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. A possibilidade de utilização de softwares gratuitos para modelagem 3D torna essa abordagem ainda mais acessível para educadores e alunos, derrubando limitações financeiras e permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de explorar e aprender com essas tecnologias. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para modelagem 3D para fins educacionais. A ferramenta está sendo desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo ao usuário criar e visualizar objetos 3D interativos diretamente no navegador. Desenvolvido com o framework React, o aplicativo oferece uma ampla gama de opções para criar vetores, planos, esferas, sólidos platônicos, superfícies parametrizadas e muito mais. Com comandos simples em JavaScript, o usuário pode definir propriedades como cor, tamanho e posição dos objetos. Alterando o código e observando como essas mudanças afetam a cena, os usuários podem testar suas hipóteses por meio de experimentação. O aplicativo ainda oferece a possibilidade de importar sólidos no formato obj e texturas no formato de imagem ou através de sua URL. As cenas criadas são interativas, permitindo ao usuário alterar a posição da câmera para visualizar os objetos modelados sob diferentes ângulos e perspectivas, facilitando a análise da geometria, disposição e comportamento dos objetos contidos na cena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24825_TB8332_20112023000237.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100826 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8332 "inscrito_id" => 24825 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS" "resumo" => "A modelagem 3D é uma tecnologia que pode ser bastante útil no contexto educativo. Ela permite a criação de representações tridimensionais de objetos e ambientes virtuais, o que é potencialmente benéfico para conteúdos de disciplinas, tais como matemática, física, química e biologia, onde conceitos complexos muitas vezes são mais facilmente compreendidos através de representações visuais. No campo da matemática, a modelagem 3D pode ser utilizada para explorar visualmente importantes conceitos geométricos e algébricos, permitindo uma visualização mais intuitiva e ampliando as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. A possibilidade de utilização de softwares gratuitos para modelagem 3D torna essa abordagem ainda mais acessível para educadores e alunos, derrubando limitações financeiras e permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de explorar e aprender com essas tecnologias. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para modelagem 3D para fins educacionais. A ferramenta está sendo desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo ao usuário criar e visualizar objetos 3D interativos diretamente no navegador. Desenvolvido com o framework React, o aplicativo oferece uma ampla gama de opções para criar vetores, planos, esferas, sólidos platônicos, superfícies parametrizadas e muito mais. Com comandos simples em JavaScript, o usuário pode definir propriedades como cor, tamanho e posição dos objetos. Alterando o código e observando como essas mudanças afetam a cena, os usuários podem testar suas hipóteses por meio de experimentação. O aplicativo ainda oferece a possibilidade de importar sólidos no formato obj e texturas no formato de imagem ou através de sua URL. As cenas criadas são interativas, permitindo ao usuário alterar a posição da câmera para visualizar os objetos modelados sob diferentes ângulos e perspectivas, facilitando a análise da geometria, disposição e comportamento dos objetos contidos na cena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24825_TB8332_20112023000237.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES" "autor_nome_curto" => "JEFERSON" "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }