Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100826
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8332
    "inscrito_id" => 24825
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A modelagem 3D é uma tecnologia que pode ser bastante útil no contexto educativo. Ela permite a criação de representações tridimensionais de objetos e ambientes virtuais, o que é potencialmente benéfico para conteúdos de disciplinas, tais como matemática, física, química e biologia, onde conceitos complexos muitas vezes são mais facilmente compreendidos através de representações visuais. No campo da matemática, a modelagem 3D pode ser utilizada para explorar visualmente importantes conceitos geométricos e algébricos, permitindo uma visualização mais intuitiva e ampliando as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. A possibilidade de utilização de softwares gratuitos para modelagem 3D torna essa abordagem ainda mais acessível para educadores e alunos, derrubando limitações financeiras e permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de explorar e aprender com essas tecnologias. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para modelagem 3D para fins educacionais. A ferramenta está sendo desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo ao usuário criar e visualizar objetos 3D interativos diretamente no navegador. Desenvolvido com o framework React, o aplicativo oferece uma ampla gama de opções para criar vetores, planos, esferas, sólidos platônicos, superfícies parametrizadas e muito mais. Com comandos simples em JavaScript, o usuário pode definir propriedades como cor, tamanho e posição dos objetos. Alterando o código e observando como essas mudanças afetam a cena, os usuários podem testar suas hipóteses por meio de experimentação. O aplicativo ainda oferece a possibilidade de importar sólidos no formato obj e texturas no formato de imagem ou através de sua URL. As cenas criadas são interativas, permitindo ao usuário alterar a posição da câmera para visualizar os objetos modelados sob diferentes ângulos e perspectivas, facilitando a análise da geometria, disposição e comportamento dos objetos contidos na cena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24825_TB8332_20112023000237.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100826
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8332
    "inscrito_id" => 24825
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA ONLINE DE MODELAGEM 3D PARA FINS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A modelagem 3D é uma tecnologia que pode ser bastante útil no contexto educativo. Ela permite a criação de representações tridimensionais de objetos e ambientes virtuais, o que é potencialmente benéfico para conteúdos de disciplinas, tais como matemática, física, química e biologia, onde conceitos complexos muitas vezes são mais facilmente compreendidos através de representações visuais. No campo da matemática, a modelagem 3D pode ser utilizada para explorar visualmente importantes conceitos geométricos e algébricos, permitindo uma visualização mais intuitiva e ampliando as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. A possibilidade de utilização de softwares gratuitos para modelagem 3D torna essa abordagem ainda mais acessível para educadores e alunos, derrubando limitações financeiras e permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de explorar e aprender com essas tecnologias. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para modelagem 3D para fins educacionais. A ferramenta está sendo desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo ao usuário criar e visualizar objetos 3D interativos diretamente no navegador. Desenvolvido com o framework React, o aplicativo oferece uma ampla gama de opções para criar vetores, planos, esferas, sólidos platônicos, superfícies parametrizadas e muito mais. Com comandos simples em JavaScript, o usuário pode definir propriedades como cor, tamanho e posição dos objetos. Alterando o código e observando como essas mudanças afetam a cena, os usuários podem testar suas hipóteses por meio de experimentação. O aplicativo ainda oferece a possibilidade de importar sólidos no formato obj e texturas no formato de imagem ou através de sua URL. As cenas criadas são interativas, permitindo ao usuário alterar a posição da câmera para visualizar os objetos modelados sob diferentes ângulos e perspectivas, facilitando a análise da geometria, disposição e comportamento dos objetos contidos na cena."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24825_TB8332_20112023000237.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON LEITE DA COSTA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.leite@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A modelagem 3D é uma tecnologia que pode ser bastante útil no contexto educativo. Ela permite a criação de representações tridimensionais de objetos e ambientes virtuais, o que é potencialmente benéfico para conteúdos de disciplinas, tais como matemática, física, química e biologia, onde conceitos complexos muitas vezes são mais facilmente compreendidos através de representações visuais. No campo da matemática, a modelagem 3D pode ser utilizada para explorar visualmente importantes conceitos geométricos e algébricos, permitindo uma visualização mais intuitiva e ampliando as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. A possibilidade de utilização de softwares gratuitos para modelagem 3D torna essa abordagem ainda mais acessível para educadores e alunos, derrubando limitações financeiras e permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de explorar e aprender com essas tecnologias. O presente trabalho mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para modelagem 3D para fins educacionais. A ferramenta está sendo desenvolvida para ser intuitiva e fácil de usar, permitindo ao usuário criar e visualizar objetos 3D interativos diretamente no navegador. Desenvolvido com o framework React, o aplicativo oferece uma ampla gama de opções para criar vetores, planos, esferas, sólidos platônicos, superfícies parametrizadas e muito mais. Com comandos simples em JavaScript, o usuário pode definir propriedades como cor, tamanho e posição dos objetos. Alterando o código e observando como essas mudanças afetam a cena, os usuários podem testar suas hipóteses por meio de experimentação. O aplicativo ainda oferece a possibilidade de importar sólidos no formato obj e texturas no formato de imagem ou através de sua URL. As cenas criadas são interativas, permitindo ao usuário alterar a posição da câmera para visualizar os objetos modelados sob diferentes ângulos e perspectivas, facilitando a análise da geometria, disposição e comportamento dos objetos contidos na cena.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.