Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100750
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8196
    "inscrito_id" => 8271
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "As mudanças decorrentes das sucessivas revoluções tecnológicas que temos vivenciado ao longo das últimas décadas têm provocado alterações estruturais na sociedade. Os efeitos tem ecoado na educação ao integrar os artefatos tecnológicos e digitais às práticas docentes, contribuindo para a superação de lacunas de aprendizagem e para a ampliação do repertório didático-pedagógico. No entanto, a inteligência artificial (IA) tem provocado curiosidade e temor na comunidade educativa, pois seu uso neste contexto ainda carece de pesquisas sobre as suas características. Este trabalho tem como premissa realizar a investigação acerca das possibilidades e desafios quanto ao uso da IA no ensino de Química à luz das produções acadêmicas realizadas sobre esta temática até o momento. Para isto, lançamos mão de uma metodologia de pesquisa qualitativa através de uma revisão sistemática de literatura dos trabalhos acadêmicos publicados nos últimos dez anos sobre a temática da inteligência artificial aplicada ao ensino de Química. Os artigos resultantes desta intervenção foram filtrados, tendo como critério de inclusão a relação estrita com a temática selecionada para este trabalho. A análise dos artigos foi realizada através da Análise Textual Discursiva. Através deste processo percebeu-se que o uso da inteligência artificial no ensino da referida ciência tem ganhado crescente atenção de pesquisadores e educadores. A IA tem como principal contributo o seu papel enquanto alternativa para a superação das lacunas de aprendizagem ao emitir feedback imediato, possuir uma personalização adaptativa a partir da interação realizada e possibilitar ao professor uma compreensão acerca da evolução conceitual dos estudantes, ao passo que seu uso deve estar amparado por uma perspectiva teórico-metodológica que evidencie a aprendizagem dos estudantes, de modo que a IA não seja utilizada como mero adereço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8271_TB8196_09082023142402.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO FIGUEIREDO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO SOARES"
    "autor_email" => "leofs1988@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100750
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8196
    "inscrito_id" => 8271
    "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "As mudanças decorrentes das sucessivas revoluções tecnológicas que temos vivenciado ao longo das últimas décadas têm provocado alterações estruturais na sociedade. Os efeitos tem ecoado na educação ao integrar os artefatos tecnológicos e digitais às práticas docentes, contribuindo para a superação de lacunas de aprendizagem e para a ampliação do repertório didático-pedagógico. No entanto, a inteligência artificial (IA) tem provocado curiosidade e temor na comunidade educativa, pois seu uso neste contexto ainda carece de pesquisas sobre as suas características. Este trabalho tem como premissa realizar a investigação acerca das possibilidades e desafios quanto ao uso da IA no ensino de Química à luz das produções acadêmicas realizadas sobre esta temática até o momento. Para isto, lançamos mão de uma metodologia de pesquisa qualitativa através de uma revisão sistemática de literatura dos trabalhos acadêmicos publicados nos últimos dez anos sobre a temática da inteligência artificial aplicada ao ensino de Química. Os artigos resultantes desta intervenção foram filtrados, tendo como critério de inclusão a relação estrita com a temática selecionada para este trabalho. A análise dos artigos foi realizada através da Análise Textual Discursiva. Através deste processo percebeu-se que o uso da inteligência artificial no ensino da referida ciência tem ganhado crescente atenção de pesquisadores e educadores. A IA tem como principal contributo o seu papel enquanto alternativa para a superação das lacunas de aprendizagem ao emitir feedback imediato, possuir uma personalização adaptativa a partir da interação realizada e possibilitar ao professor uma compreensão acerca da evolução conceitual dos estudantes, ao passo que seu uso deve estar amparado por uma perspectiva teórico-metodológica que evidencie a aprendizagem dos estudantes, de modo que a IA não seja utilizada como mero adereço educativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8271_TB8196_09082023142402.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO FIGUEIREDO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO SOARES"
    "autor_email" => "leofs1988@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As mudanças decorrentes das sucessivas revoluções tecnológicas que temos vivenciado ao longo das últimas décadas têm provocado alterações estruturais na sociedade. Os efeitos tem ecoado na educação ao integrar os artefatos tecnológicos e digitais às práticas docentes, contribuindo para a superação de lacunas de aprendizagem e para a ampliação do repertório didático-pedagógico. No entanto, a inteligência artificial (IA) tem provocado curiosidade e temor na comunidade educativa, pois seu uso neste contexto ainda carece de pesquisas sobre as suas características. Este trabalho tem como premissa realizar a investigação acerca das possibilidades e desafios quanto ao uso da IA no ensino de Química à luz das produções acadêmicas realizadas sobre esta temática até o momento. Para isto, lançamos mão de uma metodologia de pesquisa qualitativa através de uma revisão sistemática de literatura dos trabalhos acadêmicos publicados nos últimos dez anos sobre a temática da inteligência artificial aplicada ao ensino de Química. Os artigos resultantes desta intervenção foram filtrados, tendo como critério de inclusão a relação estrita com a temática selecionada para este trabalho. A análise dos artigos foi realizada através da Análise Textual Discursiva. Através deste processo percebeu-se que o uso da inteligência artificial no ensino da referida ciência tem ganhado crescente atenção de pesquisadores e educadores. A IA tem como principal contributo o seu papel enquanto alternativa para a superação das lacunas de aprendizagem ao emitir feedback imediato, possuir uma personalização adaptativa a partir da interação realizada e possibilitar ao professor uma compreensão acerca da evolução conceitual dos estudantes, ao passo que seu uso deve estar amparado por uma perspectiva teórico-metodológica que evidencie a aprendizagem dos estudantes, de modo que a IA não seja utilizada como mero adereço educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.