A utilização da ludicidade é uma abordagem metodológica que se objetiva em facilitar e dinamizar o ensino. Os jogos por exemplo, são capazes de despertar além do pensamento científico, a criatividade e criticidade dos alunos nas aulas. Em Ciências da natureza, esta abordagem pode ser pertinente no ensino e aprendizagem, uma vez que possibilitam uma maior interação entre alunos e professores, promovendo a troca de saberes e aumentando a participação nas aulas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos na área de Ensino de Ciências da Natureza. As atividades propostas se deram nas aulas da disciplina de Eletiva com alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio. A metodologia usada para esta pesquisa é de caráter qualitativa e se encaixa numa pesquisa ação, pois foca na participação dos alunos ao longo da execução das atividades propostas por meio dos jogos. Para a coleta de dados, foi utilizado um diário de pesquisa com anotações das observações e fotos de toda a disciplina. Os alunos confeccionaram jogos sobre temas transversais que abrangem Física, Química e biologia, usando a criatividade e participação colaborativa. Os resultados obtidos mostram que o uso de jogos no Ensino de Ciências da Natureza desperta a imaginação e a curiosidade dos alunos acerca dos conhecimentos científicos, além de proporcionar uma maior socialização e melhorar a aprendizagem. Deste modo, a utilização de jogos como materiais didáticos, quando utilizados de forma correta nas aulas, otimizam a aprendizagem e favorecem a construção do conhecimento cientifico. Palavras-chave: Ensino de Ciências da Natureza; Jogos; Aprendizagem.