O USO DA CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100350 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7531 "inscrito_id" => 22246 "titulo" => "O USO DA CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro Autista, com ênfase nas atividades realizadas pelo professor da Sala de Recursos e o impacto no desenvolvimento da criança autista. O uso, seleção e construção de um ambiente envolto na Cultura Maker pode auxiliar e promover o processo de inclusão, permitindo que, pessoas com autismo desenvolvam processos de interação social, condição fundamental para qualquer processo de desenvolvimento e inclusão real. Usamos como lentes teóricas as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), a Política Nacional de Educação Especial (2008), a lei de amparo à pessoa com autismo, lei nº 12.764/12 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15; Cunha (2015), Schmidt (2013), dentre outros. Nesta perspectiva a modalidade escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, trata-se da pesquisa-ação, tendo em vista que adentamos no espaço escolar, seguindo os preceitos propostos por Thiollent (2011). O acompanhamento diário ao aluno e seu desenvolvimento revela a importância do uso de alternativas criativas, lúdicas e adaptadas para facilitar a aprendizagem das crianças com TEA. Observou-se ainda que, por meio de práticas pedagógicas com base na Cultura Maker o aluno apresentou maior socialização, mais autonomia e progresso em sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18068_TB7531_20062023232611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN DOUGLAS OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN" "autor_email" => "douglas.araujo7@hotmail.c" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100350 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7531 "inscrito_id" => 22246 "titulo" => "O USO DA CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA." "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro Autista, com ênfase nas atividades realizadas pelo professor da Sala de Recursos e o impacto no desenvolvimento da criança autista. O uso, seleção e construção de um ambiente envolto na Cultura Maker pode auxiliar e promover o processo de inclusão, permitindo que, pessoas com autismo desenvolvam processos de interação social, condição fundamental para qualquer processo de desenvolvimento e inclusão real. Usamos como lentes teóricas as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), a Política Nacional de Educação Especial (2008), a lei de amparo à pessoa com autismo, lei nº 12.764/12 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15; Cunha (2015), Schmidt (2013), dentre outros. Nesta perspectiva a modalidade escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, trata-se da pesquisa-ação, tendo em vista que adentamos no espaço escolar, seguindo os preceitos propostos por Thiollent (2011). O acompanhamento diário ao aluno e seu desenvolvimento revela a importância do uso de alternativas criativas, lúdicas e adaptadas para facilitar a aprendizagem das crianças com TEA. Observou-se ainda que, por meio de práticas pedagógicas com base na Cultura Maker o aluno apresentou maior socialização, mais autonomia e progresso em sua aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18068_TB7531_20062023232611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN DOUGLAS OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN" "autor_email" => "douglas.araujo7@hotmail.c" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }