Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“HISTÓRIA” EM QUADRINHOS: DISCUSSÕES SOBRE O USO DE HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8947
    "inscrito_id" => 6988
    "titulo" => "“HISTÓRIA” EM QUADRINHOS: DISCUSSÕES SOBRE O USO DE HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19"
    "resumo" => "Sabendo que os antagonismos estruturais e metodológicos existentes no ensino foram se tornando mais evidentes com o modelo remoto, empregado durante a Pandemia do COVID 19, o presente estudo busca discutir sobre o uso das Histórias em Quadrinhos, como um material didático alternativo para o ensino de História em tempos de pandemia. Esta análise, que parte da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, no subprojeto do curso de História, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, e teve duração entre os anos de 2020 e 2021, buscou discutir e indicar formas, procedimentos e recursos que possibilitam o aprimoramento do conhecimento histórico produzido durante as aulas de História, de maneira que resultou na produção de uma HQ intitulada “Capitã Vac”, a qual foi desenvolvida juntamente com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dom Moisés Coelho. Como referenciais para a pesquisa, foram utilizados autores que já pensaram a temática, à exemplo de Cunha, Silva e Silva (2020), Paralhes (2008) e Neves (2012). Concluindo essencialmente que a apresentação, leitura e produção das HQs no ensino remoto, além de dinamizar as aulas, gerou atração ao mundo da leitura, e impulsionou o processo de ensino e aprendizagem durante o período delimitado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6988_TB8947_19102023133111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VICTÓRIA DE MEDEIROS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Victória de"
    "autor_email" => "anavictoria.dma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101226
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8947
    "inscrito_id" => 6988
    "titulo" => "“HISTÓRIA” EM QUADRINHOS: DISCUSSÕES SOBRE O USO DE HQS NO ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19"
    "resumo" => "Sabendo que os antagonismos estruturais e metodológicos existentes no ensino foram se tornando mais evidentes com o modelo remoto, empregado durante a Pandemia do COVID 19, o presente estudo busca discutir sobre o uso das Histórias em Quadrinhos, como um material didático alternativo para o ensino de História em tempos de pandemia. Esta análise, que parte da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, no subprojeto do curso de História, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, e teve duração entre os anos de 2020 e 2021, buscou discutir e indicar formas, procedimentos e recursos que possibilitam o aprimoramento do conhecimento histórico produzido durante as aulas de História, de maneira que resultou na produção de uma HQ intitulada “Capitã Vac”, a qual foi desenvolvida juntamente com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dom Moisés Coelho. Como referenciais para a pesquisa, foram utilizados autores que já pensaram a temática, à exemplo de Cunha, Silva e Silva (2020), Paralhes (2008) e Neves (2012). Concluindo essencialmente que a apresentação, leitura e produção das HQs no ensino remoto, além de dinamizar as aulas, gerou atração ao mundo da leitura, e impulsionou o processo de ensino e aprendizagem durante o período delimitado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6988_TB8947_19102023133111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VICTÓRIA DE MEDEIROS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Victória de"
    "autor_email" => "anavictoria.dma@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabendo que os antagonismos estruturais e metodológicos existentes no ensino foram se tornando mais evidentes com o modelo remoto, empregado durante a Pandemia do COVID 19, o presente estudo busca discutir sobre o uso das Histórias em Quadrinhos, como um material didático alternativo para o ensino de História em tempos de pandemia. Esta análise, que parte da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, no subprojeto do curso de História, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, e teve duração entre os anos de 2020 e 2021, buscou discutir e indicar formas, procedimentos e recursos que possibilitam o aprimoramento do conhecimento histórico produzido durante as aulas de História, de maneira que resultou na produção de uma HQ intitulada “Capitã Vac”, a qual foi desenvolvida juntamente com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dom Moisés Coelho. Como referenciais para a pesquisa, foram utilizados autores que já pensaram a temática, à exemplo de Cunha, Silva e Silva (2020), Paralhes (2008) e Neves (2012). Concluindo essencialmente que a apresentação, leitura e produção das HQs no ensino remoto, além de dinamizar as aulas, gerou atração ao mundo da leitura, e impulsionou o processo de ensino e aprendizagem durante o período delimitado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.