GESTÃO ESCOLA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO: UM ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ADÉLIA CARNEIRO PEDROSA DO QUILOMBO POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO LOCALIZADO NA CIDADE DE GOIANA/PE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100542 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7801 "inscrito_id" => 11963 "titulo" => "GESTÃO ESCOLA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO: UM ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ADÉLIA CARNEIRO PEDROSA DO QUILOMBO POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO LOCALIZADO NA CIDADE DE GOIANA/PE" "resumo" => "A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde as crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos. Neste contexto, a escola quilombola serve para sistematizar esses saberes e garantir o direito de todos à educação. Entretanto, essa escola precisa ser construída por um quadro docente e de gestão composto por educadores de origem da comunidade e conhecedores de uma educação quilombola, caso contrário o resultado pode ser a imposição dos saberes curriculares divergentes da vivência local. A Gestão Escolar enquanto direcionadora intencional se apresenta como importante ferramenta de fortalecimento de identidade. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a gestão escolar tem inserido a temática da identidade nas relações étnico-raciais em seu currículo, na Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa situada no distrito de Povoação de São Lourenco, com turmas da pré-escola, Ensino Fundamental anos iniciais, finais e Supletivo, localizada na Cidade de Goiana Pernambuco, certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A ideia é pesquisar como a Gestão Escolar tem utilizado seus recursos para interligar o processo educacional e recorte social do alunado, atuando no processo de fortalecimento das relações étnico-raciais, direcionando para a busca de compreensão de como ocorre a construção da Educação quilombola e como as escolas incorporam os saberes territoriais. Para a pesquisa será utilizada enquanto a abordagens metodológicas exploratória com o contato inicial e apresentação da proposta de pesquisa para os sujeitos envolvidos, sistemática referente a coleta de dados em momentos de vivência dentro do ambiente escolar e análise a partir dos dados coletados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11963_TB7801_05102023000031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO FERREIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "guedesafmarcos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100542 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7801 "inscrito_id" => 11963 "titulo" => "GESTÃO ESCOLA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO: UM ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ADÉLIA CARNEIRO PEDROSA DO QUILOMBO POVOAÇÃO DE SÃO LOURENÇO LOCALIZADO NA CIDADE DE GOIANA/PE" "resumo" => "A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde as crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos. Neste contexto, a escola quilombola serve para sistematizar esses saberes e garantir o direito de todos à educação. Entretanto, essa escola precisa ser construída por um quadro docente e de gestão composto por educadores de origem da comunidade e conhecedores de uma educação quilombola, caso contrário o resultado pode ser a imposição dos saberes curriculares divergentes da vivência local. A Gestão Escolar enquanto direcionadora intencional se apresenta como importante ferramenta de fortalecimento de identidade. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a gestão escolar tem inserido a temática da identidade nas relações étnico-raciais em seu currículo, na Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa situada no distrito de Povoação de São Lourenco, com turmas da pré-escola, Ensino Fundamental anos iniciais, finais e Supletivo, localizada na Cidade de Goiana Pernambuco, certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. A ideia é pesquisar como a Gestão Escolar tem utilizado seus recursos para interligar o processo educacional e recorte social do alunado, atuando no processo de fortalecimento das relações étnico-raciais, direcionando para a busca de compreensão de como ocorre a construção da Educação quilombola e como as escolas incorporam os saberes territoriais. Para a pesquisa será utilizada enquanto a abordagens metodológicas exploratória com o contato inicial e apresentação da proposta de pesquisa para os sujeitos envolvidos, sistemática referente a coleta de dados em momentos de vivência dentro do ambiente escolar e análise a partir dos dados coletados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11963_TB7801_05102023000031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO FERREIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "guedesafmarcos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }