Este artigo tem por objetivo refletir sobre práticas metodológicas acerca da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como, aprofundar os conhecimentos a respeito da leitura e letramento literário e identificar metodologias favorecedoras as essas práticas. Para atingir tais objetivos buscou os conhecimentos de autores conceituados como Keliman, Paulino, Cosson e outros, caracterizando a abordagem bibliográfica. Elegeu-se a temática metodologias à leitura literária pela necessidade de entender o ponto de partida do planejamento das ações e da reflexão sobre um percurso metodológico adequado às práticas leitora na escola, partindo das seguintes indagações: Como intensificar o gosto pela leitura literária num ambiente onde a prioridade é obter a média mínima para passar de ano? Como apresentar a leitura literária num espaço no qual o currículo historicamente não tem o foco no ensino da leitura? Sabe-se que a escola tem a obrigação e a oportunidade de inserir no meio cultural do educando o valor da leitura, a importância do texto literário através do ensino adequado e específico, com orientação do professor objetivando o entendimento e a formação leitora, se moldando junto à realidade sociocultural do indivíduo. Por isso, propõem-se como metodologias favorecedoras a leitura literária um maior contato com textos que circulam na sociedade, uso contínuo da biblioteca escolar e oficinas e/ou círculos de leitura no ambiente escolar.