Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS À LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97033
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3159
    "inscrito_id" => 15783
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS À LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre práticas metodológicas acerca da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como, aprofundar os conhecimentos a respeito da leitura e letramento literário e identificar metodologias favorecedoras as essas práticas. Para atingir tais objetivos buscou os conhecimentos de autores conceituados como Keliman, Paulino, Cosson e outros, caracterizando a abordagem bibliográfica. Elegeu-se a temática metodologias à leitura literária pela necessidade de entender o ponto de partida do planejamento das ações e da reflexão sobre um percurso metodológico adequado às práticas leitora na escola, partindo das seguintes indagações: Como intensificar o gosto pela leitura literária num ambiente onde a prioridade é obter a média mínima para passar de ano? Como apresentar a leitura literária num espaço no qual o currículo historicamente não tem o foco no ensino da leitura? Sabe-se que a escola tem a obrigação e a oportunidade de inserir no meio cultural do educando o valor da leitura, a importância do texto literário através do ensino adequado e específico, com orientação do professor objetivando o entendimento e a formação leitora, se moldando junto à realidade sociocultural do indivíduo. Por isso, propõem-se como metodologias favorecedoras a leitura literária um maior contato com textos que circulam na sociedade, uso contínuo da biblioteca escolar e oficinas e/ou círculos de leitura no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15783_TB3159_17052023235354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSY SOUSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GESSY"
    "autor_email" => "gstrocolis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97033
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3159
    "inscrito_id" => 15783
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS À LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre práticas metodológicas acerca da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como, aprofundar os conhecimentos a respeito da leitura e letramento literário e identificar metodologias favorecedoras as essas práticas. Para atingir tais objetivos buscou os conhecimentos de autores conceituados como Keliman, Paulino, Cosson e outros, caracterizando a abordagem bibliográfica. Elegeu-se a temática metodologias à leitura literária pela necessidade de entender o ponto de partida do planejamento das ações e da reflexão sobre um percurso metodológico adequado às práticas leitora na escola, partindo das seguintes indagações: Como intensificar o gosto pela leitura literária num ambiente onde a prioridade é obter a média mínima para passar de ano? Como apresentar a leitura literária num espaço no qual o currículo historicamente não tem o foco no ensino da leitura? Sabe-se que a escola tem a obrigação e a oportunidade de inserir no meio cultural do educando o valor da leitura, a importância do texto literário através do ensino adequado e específico, com orientação do professor objetivando o entendimento e a formação leitora, se moldando junto à realidade sociocultural do indivíduo. Por isso, propõem-se como metodologias favorecedoras a leitura literária um maior contato com textos que circulam na sociedade, uso contínuo da biblioteca escolar e oficinas e/ou círculos de leitura no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID15783_TB3159_17052023235354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSY SOUSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GESSY"
    "autor_email" => "gstrocolis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre práticas metodológicas acerca da leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como, aprofundar os conhecimentos a respeito da leitura e letramento literário e identificar metodologias favorecedoras as essas práticas. Para atingir tais objetivos buscou os conhecimentos de autores conceituados como Keliman, Paulino, Cosson e outros, caracterizando a abordagem bibliográfica. Elegeu-se a temática metodologias à leitura literária pela necessidade de entender o ponto de partida do planejamento das ações e da reflexão sobre um percurso metodológico adequado às práticas leitora na escola, partindo das seguintes indagações: Como intensificar o gosto pela leitura literária num ambiente onde a prioridade é obter a média mínima para passar de ano? Como apresentar a leitura literária num espaço no qual o currículo historicamente não tem o foco no ensino da leitura? Sabe-se que a escola tem a obrigação e a oportunidade de inserir no meio cultural do educando o valor da leitura, a importância do texto literário através do ensino adequado e específico, com orientação do professor objetivando o entendimento e a formação leitora, se moldando junto à realidade sociocultural do indivíduo. Por isso, propõem-se como metodologias favorecedoras a leitura literária um maior contato com textos que circulam na sociedade, uso contínuo da biblioteca escolar e oficinas e/ou círculos de leitura no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.