Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos. Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa.