Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES TEMATICAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS DA UFPA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97377
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3626
    "inscrito_id" => 4426
    "titulo" => "POSSIBILIDADES TEMATICAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS DA UFPA"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida no período de março a maio de 2023, durante o desenvolvimento do tema denominado Abordagens Curriculares para a Educação em Ciências, Matemática e Linguagens I,ofertado no primeiro semestre do Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste contexto de ensino e pesquisa, objetivou-se evidenciar quais assuntos os graduandos gostariam de investigar durante o desenvolvimento do tema. Posto que, segundo Ausubel (1968), o professor deve levar em consideração o interesse do aluno ao planejar as atividades que serão ministradas em sala de aula. Portanto, diante da diversidade temática que emergiu do interesse dos próprios graduandos, tornou-se necessário dividir os participantes em equipes para melhor trabalhar os assuntos demandados pelos mesmos. Ou seja, os graduandos foram alocados em equipes separadas por temáticas de interesse. As equipes foram orientadas tanto presencialmente quanto remotamente via Google meet & Whatsapp. Os temas que os graduandos consideram importante investigar mais profundamente foram: uso medicinal da cannabis sativa, inclusão, transtorno do espectro autista, música, Bullying, questões relativas à mulher no ensino superior, povos indígenas e a educação quilombola. Os resultados indicam que, quando o aluno é questionado sobre o que deseja aprender, aumentam as chances de a aprendizagem significativa ocorrer. Bem como intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos pode favorecer a aprendizagem. Daí a importância de o professor organizar e mediar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula levando em consideração o desejo de o aluno aprender e desenvolver-se, não desconsiderando os conhecimentos prévios dos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4426_TB3626_04102023103500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDETE LEAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Drª Valdete Lea"
    "autor_email" => "valdetelealdeoliveira@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97377
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3626
    "inscrito_id" => 4426
    "titulo" => "POSSIBILIDADES TEMATICAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGENS DA UFPA"
    "resumo" => "Esta pesquisa foi desenvolvida no período de março a maio de 2023, durante o desenvolvimento do tema denominado Abordagens Curriculares para a Educação em Ciências, Matemática e Linguagens I,ofertado no primeiro semestre do Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste contexto de ensino e pesquisa, objetivou-se evidenciar quais assuntos os graduandos gostariam de investigar durante o desenvolvimento do tema. Posto que, segundo Ausubel (1968), o professor deve levar em consideração o interesse do aluno ao planejar as atividades que serão ministradas em sala de aula. Portanto, diante da diversidade temática que emergiu do interesse dos próprios graduandos, tornou-se necessário dividir os participantes em equipes para melhor trabalhar os assuntos demandados pelos mesmos. Ou seja, os graduandos foram alocados em equipes separadas por temáticas de interesse. As equipes foram orientadas tanto presencialmente quanto remotamente via Google meet & Whatsapp. Os temas que os graduandos consideram importante investigar mais profundamente foram: uso medicinal da cannabis sativa, inclusão, transtorno do espectro autista, música, Bullying, questões relativas à mulher no ensino superior, povos indígenas e a educação quilombola. Os resultados indicam que, quando o aluno é questionado sobre o que deseja aprender, aumentam as chances de a aprendizagem significativa ocorrer. Bem como intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos pode favorecer a aprendizagem. Daí a importância de o professor organizar e mediar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula levando em consideração o desejo de o aluno aprender e desenvolver-se, não desconsiderando os conhecimentos prévios dos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4426_TB3626_04102023103500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDETE LEAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Drª Valdete Lea"
    "autor_email" => "valdetelealdeoliveira@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no período de março a maio de 2023, durante o desenvolvimento do tema denominado Abordagens Curriculares para a Educação em Ciências, Matemática e Linguagens I,ofertado no primeiro semestre do Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Neste contexto de ensino e pesquisa, objetivou-se evidenciar quais assuntos os graduandos gostariam de investigar durante o desenvolvimento do tema. Posto que, segundo Ausubel (1968), o professor deve levar em consideração o interesse do aluno ao planejar as atividades que serão ministradas em sala de aula. Portanto, diante da diversidade temática que emergiu do interesse dos próprios graduandos, tornou-se necessário dividir os participantes em equipes para melhor trabalhar os assuntos demandados pelos mesmos. Ou seja, os graduandos foram alocados em equipes separadas por temáticas de interesse. As equipes foram orientadas tanto presencialmente quanto remotamente via Google meet & Whatsapp. Os temas que os graduandos consideram importante investigar mais profundamente foram: uso medicinal da cannabis sativa, inclusão, transtorno do espectro autista, música, Bullying, questões relativas à mulher no ensino superior, povos indígenas e a educação quilombola. Os resultados indicam que, quando o aluno é questionado sobre o que deseja aprender, aumentam as chances de a aprendizagem significativa ocorrer. Bem como intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos pode favorecer a aprendizagem. Daí a importância de o professor organizar e mediar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula levando em consideração o desejo de o aluno aprender e desenvolver-se, não desconsiderando os conhecimentos prévios dos aprendizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.