O processo de alfabetização é de suma importância na vida escolar do aluno, e quando se considera o contexto complexo e singular de salas multianuais em escolas do campo, esse processo apresenta nuances que evidencia um olhar focalizado nas necessidades emergentes dessa realidade, tendo em vista as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas que devem priorizar o processo de ensino aprendizagem no âmbito do ciclo alfabetizador. Considerando esses aspectos, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo?, nesse viés, como objetivo elencamos: investigar as necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo. Para nosso embasamento teórico nos amparamos nas reflexões de Cagliari (2009), Ferreiro (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Santos e Moura (2015) e Freire (2021), entre outros. Essa pesquisa se constitui do tipo qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado aplicado com dois professores que estão atuando no ciclo de alfabetização em salas multianuais do campo. Conclui-se que, entre outros aspectos, é emergente e necessário desenvolver um trabalho pedagógico interligado entre os anos de ensino do ciclo de alfabetização, buscando aplicar estratégias e metodologias que foquem nos níveis de aprendizagem desses alunos partindo do que eles já sabem e articulando as aprendizagens que ainda precisam ser consolidadas no âmbito do processo de alfabetização.