Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 448
    "inscrito_id" => 9103
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Eixo/Área temática: Ensino Médio/ Formação de Professores Os projetos de extensão buscam aproximar os conhecimentos produzidos em uma instituição de ensino para a comunidade externa, buscando promover os conhecimentos da comunidade local. Conjunto aos projetos de extensão se destaca o fortalecimento entre teoria e prática vivenciados por professores, ao qual o presente trabalho busca apresentar os relatos de experiência de participação em projeto de extensão, na qual alunos dos cursos de Licenciatura foram preparados para ministrar aulas de reforço escolar em unidades de ensino, através das diferentes abordagens metodológicas apropriadas a alunos com dificuldades de aprendizagem e com estratégias de ensino inclusivas, atividades e confecção de material didático. O relato de experiência se desenvolve através da interação dos professores em formação com alunos, onde o apoio dos professores e coordenadores do projeto com alunos em sala de aula, com preparação e treinamento de professores para atuarem a frente de turmas, desenvolve algumas etapas, a interação dos professores atuantes e de professores em formação, onde às abordagens em que os recursos de ensino disponível foram adaptados de acordo com a realidade dos alunos e o seu nível de formação, buscando aprendizagens significativas para alunos com dificuldades de aprendizagens, a socialização de resultados destas aplicações com a equipe, realiza seleção de itens dos conteúdos, conciliando o embasamento teórico e as questões de fixação, desenvolvimento de planos de aula com base na BNCC, e por fim a confecção de micro aulas temáticas e apresentação, onde houve muitas trocas de experiências. O ressalte desse trabalho se finaliza com a presença dos estudantes em campo, atuando diretamente na educação básica, com avaliações do quadro de professores,perguntas e dúvidas frente às diferentes abordagens de ensino, o desenvolvimento deste trabalho e a valorização e importância da extensão universitária dentro e fora da instituição de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9103_TB448_19112023213852.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES PINHEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES"
    "autor_email" => "thayrespinheiro@acad.ifma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94970
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 448
    "inscrito_id" => 9103
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Eixo/Área temática: Ensino Médio/ Formação de Professores Os projetos de extensão buscam aproximar os conhecimentos produzidos em uma instituição de ensino para a comunidade externa, buscando promover os conhecimentos da comunidade local. Conjunto aos projetos de extensão se destaca o fortalecimento entre teoria e prática vivenciados por professores, ao qual o presente trabalho busca apresentar os relatos de experiência de participação em projeto de extensão, na qual alunos dos cursos de Licenciatura foram preparados para ministrar aulas de reforço escolar em unidades de ensino, através das diferentes abordagens metodológicas apropriadas a alunos com dificuldades de aprendizagem e com estratégias de ensino inclusivas, atividades e confecção de material didático. O relato de experiência se desenvolve através da interação dos professores em formação com alunos, onde o apoio dos professores e coordenadores do projeto com alunos em sala de aula, com preparação e treinamento de professores para atuarem a frente de turmas, desenvolve algumas etapas, a interação dos professores atuantes e de professores em formação, onde às abordagens em que os recursos de ensino disponível foram adaptados de acordo com a realidade dos alunos e o seu nível de formação, buscando aprendizagens significativas para alunos com dificuldades de aprendizagens, a socialização de resultados destas aplicações com a equipe, realiza seleção de itens dos conteúdos, conciliando o embasamento teórico e as questões de fixação, desenvolvimento de planos de aula com base na BNCC, e por fim a confecção de micro aulas temáticas e apresentação, onde houve muitas trocas de experiências. O ressalte desse trabalho se finaliza com a presença dos estudantes em campo, atuando diretamente na educação básica, com avaliações do quadro de professores,perguntas e dúvidas frente às diferentes abordagens de ensino, o desenvolvimento deste trabalho e a valorização e importância da extensão universitária dentro e fora da instituição de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9103_TB448_19112023213852.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES PINHEIRO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES"
    "autor_email" => "thayrespinheiro@acad.ifma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Eixo/Área temática: Ensino Médio/ Formação de Professores Os projetos de extensão buscam aproximar os conhecimentos produzidos em uma instituição de ensino para a comunidade externa, buscando promover os conhecimentos da comunidade local. Conjunto aos projetos de extensão se destaca o fortalecimento entre teoria e prática vivenciados por professores, ao qual o presente trabalho busca apresentar os relatos de experiência de participação em projeto de extensão, na qual alunos dos cursos de Licenciatura foram preparados para ministrar aulas de reforço escolar em unidades de ensino, através das diferentes abordagens metodológicas apropriadas a alunos com dificuldades de aprendizagem e com estratégias de ensino inclusivas, atividades e confecção de material didático. O relato de experiência se desenvolve através da interação dos professores em formação com alunos, onde o apoio dos professores e coordenadores do projeto com alunos em sala de aula, com preparação e treinamento de professores para atuarem a frente de turmas, desenvolve algumas etapas, a interação dos professores atuantes e de professores em formação, onde às abordagens em que os recursos de ensino disponível foram adaptados de acordo com a realidade dos alunos e o seu nível de formação, buscando aprendizagens significativas para alunos com dificuldades de aprendizagens, a socialização de resultados destas aplicações com a equipe, realiza seleção de itens dos conteúdos, conciliando o embasamento teórico e as questões de fixação, desenvolvimento de planos de aula com base na BNCC, e por fim a confecção de micro aulas temáticas e apresentação, onde houve muitas trocas de experiências. O ressalte desse trabalho se finaliza com a presença dos estudantes em campo, atuando diretamente na educação básica, com avaliações do quadro de professores,perguntas e dúvidas frente às diferentes abordagens de ensino, o desenvolvimento deste trabalho e a valorização e importância da extensão universitária dentro e fora da instituição de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.