Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100430
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7638
    "inscrito_id" => 20572
    "titulo" => "UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7638_03102023223826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100430
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7638
    "inscrito_id" => 20572
    "titulo" => "UM OLHAR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS: RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20572_TB7638_03102023223826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ RODRIGUES BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizrbomfim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho consiste em um relatório de conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco. Ele foi submetido como parte da nota do semestre de 2022.2, para compor a carga horária e registrar as vivências nas escolas-campo nos meses de março e abril do ano de 2023. Sendo assim, é uma pesquisa qualitativa, descritiva e crítica sobre as vivências dentro das salas de aula de duas escolas públicas: Escola de Aplicação do Recife FCAP/UPE, no município de Recife - PE, e Escola Estadual Dom Carlos Coelho, na cidade de Nazaré da Mata - PE. As observações foram feitas durante as aulas de língua inglesa no ensino fundamental, na primeira escola, e no ensino médio, na segunda. O objetivo deste trabalho é descrever, analisar, comparar e refletir sobre o processo de ensino de uma língua estrangeira na educação básica pública brasileira, tanto em relação à prática docente dos professores como da estagiária durante as regências, além dos resultados e desafios encontrados, com foco na elaboração e aplicação de sequências didáticas ao longo do ano letivo. Com isso, essa pesquisa foi fundamentada nas pesquisas de teóricos como Oliveira (2014), Alarcão (2001), Miccoli (2016), Cristóvão (2009) e Leffa (2011) e tendências pedagógicas do ensino de uma segunda língua, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, visando a utilização de metodologias que ultrapassem as barreiras encontradas nesses espaços educativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.