Esta investigação teve origem com a pergunta: “Quais Grupos de Pesquisa em Ensino de Ciências do Ceará cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq têm investigado a Formação de Professores?”, que surgiu em decorrência de um levantamento realizado em uma pesquisa de doutoramento, resultando em diversos novos caminhos de investigação. Investigar grupos de pesquisa e a difusão do conhecimento científico por eles produzidos, identificando os grupos e suas formas de construção coletiva do conhecimento, pode ser um caminho para compreender os avanços da pesquisa na área, bem como apontar para novos percursos investigativos. Assim, buscamos realizar um mapeamento dos grupos de pesquisa em Ensino de Ciências do Ceará cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPQ que investigam a formação de professores. Para isso, foi realizado um levantamento dos grupos de pesquisa do Ceará sobre o Ensino de Ciências no DGP. Foram identificados 27 grupos de pesquisa cearenses que investigam o Ensino de Ciências, dos quais apenas 5 grupos de pesquisa investigam a Formação de Professores no Ensino de Ciências: Ensino de Ciências e Biologia (URCA), Ensino de Ciências e Formação Docente (UECE), Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (UFC), Grupo de Pesquisa em Ciências, Engenharias e Matemática (IFCE), Grupo de Pesquisa em Ensino de Química e Inovação (IFCE). Com isso, esperamos contribuir para o campo de investigação, bem como possamos propor novas circulações de conhecimentos entre os diversos grupos de pesquisas cearenses.