EVASÃO ESCOLAR NA ARGENTINA: O PROGRAMA ASISTIRÉ E O INVESTIMENTO DO BANCO MUNDIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7541 "inscrito_id" => 18358 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA ARGENTINA: O PROGRAMA ASISTIRÉ E O INVESTIMENTO DO BANCO MUNDIAL" "resumo" => "O presente texto procurou discutir qual foi o papel do Banco Mundial no investimento de políticas públicas educacionais, especificamente no programa Asistiré, que visa diminuir a evasão escolar e foi implementado na Argentina em 2019. Este programa realiza um acompanhamento dos estudantes nas trajetórias escolares, orientado a fortalecer e fomentar a permanência e o egresso dos estudantes que estudam no nível secundário, especificamente orientado aos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental II, e tem como objetivo específico poder aumentar a taxa de permanência dos estudantes. Ademais, neste estudo buscou-se refletir sobre quais os possíveis interesses do Banco Mundial em políticas públicas educacionais orientadas a diminuir a evasão escolar. Utilizou-se como metodologia a análise documental dos seguintes documentos oficiais: Programa para la Mejora de la Inclusión Educativa. Plan de Participación de Partes Interesadas (BM, 2019a), o Manual de Implementação do Programa Asistiré (ARGENTINA, 2018), a Ley de Financiamiento Educativo (ARGENTINA, 2005), e a Ley Nacional de Educación 26.206 (ARGENTINA, 2005). Para tanto, fez-se uso do referencial teórico e da literatura existente sobre o papel do Banco Mundial nas Políticas Públicas Educacionais e o interesse dele em financiá-las. Este trabalho realizado justifica-se pela relevância em identificar e analisar o interesse particular do Banco Mundial em financiar uma política pública educativa que prega diminuir a evasão escolar na Argentina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18358_TB7541_04102023223101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÓNICA DIANA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "Diana" "autor_email" => "diana.clasesele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100358 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7541 "inscrito_id" => 18358 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NA ARGENTINA: O PROGRAMA ASISTIRÉ E O INVESTIMENTO DO BANCO MUNDIAL" "resumo" => "O presente texto procurou discutir qual foi o papel do Banco Mundial no investimento de políticas públicas educacionais, especificamente no programa Asistiré, que visa diminuir a evasão escolar e foi implementado na Argentina em 2019. Este programa realiza um acompanhamento dos estudantes nas trajetórias escolares, orientado a fortalecer e fomentar a permanência e o egresso dos estudantes que estudam no nível secundário, especificamente orientado aos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental II, e tem como objetivo específico poder aumentar a taxa de permanência dos estudantes. Ademais, neste estudo buscou-se refletir sobre quais os possíveis interesses do Banco Mundial em políticas públicas educacionais orientadas a diminuir a evasão escolar. Utilizou-se como metodologia a análise documental dos seguintes documentos oficiais: Programa para la Mejora de la Inclusión Educativa. Plan de Participación de Partes Interesadas (BM, 2019a), o Manual de Implementação do Programa Asistiré (ARGENTINA, 2018), a Ley de Financiamiento Educativo (ARGENTINA, 2005), e a Ley Nacional de Educación 26.206 (ARGENTINA, 2005). Para tanto, fez-se uso do referencial teórico e da literatura existente sobre o papel do Banco Mundial nas Políticas Públicas Educacionais e o interesse dele em financiá-las. Este trabalho realizado justifica-se pela relevância em identificar e analisar o interesse particular do Banco Mundial em financiar uma política pública educativa que prega diminuir a evasão escolar na Argentina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18358_TB7541_04102023223101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÓNICA DIANA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "Diana" "autor_email" => "diana.clasesele@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }