MULHERES NEGRAS: FEMINISMO NEGRO E EMPODERAMENTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101083 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8764 "inscrito_id" => 17753 "titulo" => "MULHERES NEGRAS: FEMINISMO NEGRO E EMPODERAMENTO" "resumo" => "É sabido que as mulheres negras estão na base da chamada e difusa pirâmide social. Para além disso, a população negra bem como a não negra, como um todo não recebe uma Educação sistematizada, seja na rede pública ou privada de ensino, que pense e organize a construção do pensamento crítico fora dos alicerces eurocentrados. Essa realidade compromete a promoção de uma Educação formal e/ou não formal antirracista, ou em que, a matriz de regimento seja desconexa do pensamento colonizado, construindo uma cultura e um imaginário social que naturaliza os lugares sociais. Assim, mulheres negras podem ter uma construção identitária negativa, arraigada a pressupostos ligados a “História única” ainda contada nas escolas, em que, a agencia história do povo negro e das mulheres negras é ligada exclusivamente à escravidão. Outro fator a ser considerado neste cenário, é o das “imagens de controle”, que empregam e promovem a manutenção de instrumentos racistas na realidade cotidiana de mulheres negras. Dessa maneira, a epistemologia, bem como as reflexões estabelecidas pelo feminismo negro, sendo este oriundo do movimento ativista, tornam-se essenciais à formação do pensamento crítico de mulheres negras, principalmente dentro de uma conjuntura racista como a brasileira. Para construir as problematizações dispostas no presente texto, recorreu-se a intelectuais como: Lélia González (2021); Patricia Hill Collins (2019), Sueli Carneiro (2003; 2005) Winnie Bueno (2020), bell Hooks (2019; 2020), entre outros/as. Assim, conclui-se que, o feminismo negro junto às suas potencialidades se constitui em uma episteme que possibilita construções outras, capazes de fomentar a (re)construção da identidade de mulheres negras, a medida que as empodera de si, entre si, para o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17753_TB8764_04102023235004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Louise Siqueira" "autor_email" => "louise_carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101083 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8764 "inscrito_id" => 17753 "titulo" => "MULHERES NEGRAS: FEMINISMO NEGRO E EMPODERAMENTO" "resumo" => "É sabido que as mulheres negras estão na base da chamada e difusa pirâmide social. Para além disso, a população negra bem como a não negra, como um todo não recebe uma Educação sistematizada, seja na rede pública ou privada de ensino, que pense e organize a construção do pensamento crítico fora dos alicerces eurocentrados. Essa realidade compromete a promoção de uma Educação formal e/ou não formal antirracista, ou em que, a matriz de regimento seja desconexa do pensamento colonizado, construindo uma cultura e um imaginário social que naturaliza os lugares sociais. Assim, mulheres negras podem ter uma construção identitária negativa, arraigada a pressupostos ligados a “História única” ainda contada nas escolas, em que, a agencia história do povo negro e das mulheres negras é ligada exclusivamente à escravidão. Outro fator a ser considerado neste cenário, é o das “imagens de controle”, que empregam e promovem a manutenção de instrumentos racistas na realidade cotidiana de mulheres negras. Dessa maneira, a epistemologia, bem como as reflexões estabelecidas pelo feminismo negro, sendo este oriundo do movimento ativista, tornam-se essenciais à formação do pensamento crítico de mulheres negras, principalmente dentro de uma conjuntura racista como a brasileira. Para construir as problematizações dispostas no presente texto, recorreu-se a intelectuais como: Lélia González (2021); Patricia Hill Collins (2019), Sueli Carneiro (2003; 2005) Winnie Bueno (2020), bell Hooks (2019; 2020), entre outros/as. Assim, conclui-se que, o feminismo negro junto às suas potencialidades se constitui em uma episteme que possibilita construções outras, capazes de fomentar a (re)construção da identidade de mulheres negras, a medida que as empodera de si, entre si, para o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17753_TB8764_04102023235004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Louise Siqueira" "autor_email" => "louise_carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }