FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3559 "inscrito_id" => 14332 "titulo" => "FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14332_TB3559_10122023171022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "emailacademico.2019@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97324 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3559 "inscrito_id" => 14332 "titulo" => "FEMINILIDADES E MASCULINIDADES DO AMANHÃ: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O presente trabalho é fruto das experiências de ensino e da produção de atividades escolares relacionadas à desigualdade de gênero no material didático utilizado nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Língua Inglesa. As atividades foram desenvolvidas a partir das reflexões do projeto de Prodocência "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", com atuação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Diante das limitações apresentadas para inclusão e aplicação dos parâmetros didáticos, no que diz respeito a aspectos relacionados à gênero exigidos pelos editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), o presente relato pretende apresentar dinâmicas e sequências didáticas, em língua inglesa, desenvolvidas com a aplicação de recursos literários, audiovisuais e jogos educativos, como meio de enfrentamento e reflexão acerca das dissidências de gênero no ambiente escolar. A perspectiva interseccional é utilizada nesse trabalho enquanto aparato teórico metodológico e também como categoria de análise provocadora de questões, por permitir a compreensão sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade. Como resultados iniciais, a partir das análises de livros didáticos, foram observadas duas questões essenciais acerca das representações discursivas e imagéticas das masculinidades e feminilidades: i) a permanência dos estereótipos femininos de cuidado e tarefas domésticas, juntamente com a inclusão da mulher no mercado de trabalho (dupla jornada); ii) a reprodução de estereótipos cristalizados do masculino, além da manutenção subalterna em relação às abordagens raciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14332_TB3559_10122023171022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "emailacademico.2019@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }