Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO ONLINE MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7498
    "inscrito_id" => 17277
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO ONLINE MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)"
    "resumo" => "A inserção das competências socioemocionais e das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação ao longo dos anos vem ganhando calorosas discussões, uma vez que as instituições de ensino precisam se adaptar aos novos modelos que vêm surgindo com o mundo globalizado. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: quais estratégias o professor pode adotar para estimular, através da utilização de TDIC, o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online? Elencamos como objetivo geral conhecer estratégias para estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online através da utilização de TDIC. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste estudo, recorremos ao campo teórico em que alguns autores e pesquisadores se manifestam sobre a temática propondo ampliar o espaço de questionamentos que possam levar a uma visão mais ampla da temática aqui apresentada. O presente estudo encontra-se na fase de análise e interpretação dos dados produzidos, estes estão sendo organizados e sistematizados com base na análise de conteúdo e na interpretação da Hermenêutica-Dialética. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento os resultados serão compartilhados na versão final deste estudo, a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17277_TB7498_20062023231954.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYELLE DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Jucyelle Sousa"
    "autor_email" => "ju-cy-13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100320
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7498
    "inscrito_id" => 17277
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO ONLINE MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)"
    "resumo" => "A inserção das competências socioemocionais e das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação ao longo dos anos vem ganhando calorosas discussões, uma vez que as instituições de ensino precisam se adaptar aos novos modelos que vêm surgindo com o mundo globalizado. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: quais estratégias o professor pode adotar para estimular, através da utilização de TDIC, o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online? Elencamos como objetivo geral conhecer estratégias para estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online através da utilização de TDIC. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste estudo, recorremos ao campo teórico em que alguns autores e pesquisadores se manifestam sobre a temática propondo ampliar o espaço de questionamentos que possam levar a uma visão mais ampla da temática aqui apresentada. O presente estudo encontra-se na fase de análise e interpretação dos dados produzidos, estes estão sendo organizados e sistematizados com base na análise de conteúdo e na interpretação da Hermenêutica-Dialética. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento os resultados serão compartilhados na versão final deste estudo, a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17277_TB7498_20062023231954.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCYELLE DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Jucyelle Sousa"
    "autor_email" => "ju-cy-13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A inserção das competências socioemocionais e das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação ao longo dos anos vem ganhando calorosas discussões, uma vez que as instituições de ensino precisam se adaptar aos novos modelos que vêm surgindo com o mundo globalizado. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: quais estratégias o professor pode adotar para estimular, através da utilização de TDIC, o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online? Elencamos como objetivo geral conhecer estratégias para estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educandos no ensino online através da utilização de TDIC. A análise bibliográfica foi o principal meio metodológico para a construção deste estudo, recorremos ao campo teórico em que alguns autores e pesquisadores se manifestam sobre a temática propondo ampliar o espaço de questionamentos que possam levar a uma visão mais ampla da temática aqui apresentada. O presente estudo encontra-se na fase de análise e interpretação dos dados produzidos, estes estão sendo organizados e sistematizados com base na análise de conteúdo e na interpretação da Hermenêutica-Dialética. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento os resultados serão compartilhados na versão final deste estudo, a ser apresentado no IX Congresso Nacional de Educação (CONEDU).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.