Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIALOGANDO SOBRE OS SERVIÇOS INCLUSIVOS (NAPNE E AEE) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS IFS, ALGUNS ESTUDOS E SEUS DIRECIONAMENTOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A temática sobre a inclusão traz discussões que causam inquietações aos olhos e mãos dos que acompanham ou estudam acerca das Políticas Públicas da Educação Especial na perspectiva da Inclusão nos Institutos Federais (IFs). O artigo trata sobre dos serviços inclusivos, se estão sendo utilizados de forma assertiva para garantir o acesso, a permanência e o êxito dos alunos com Necessidades Específicas (NE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dos Institutos Federais. Discute-se a respeito dos Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Assim, este trabalho tem como objetivo identificar, dialogar e publicar a realidade dos trabalhos ofertados pelos Napnes dos IFs. O estudo possui características exploratórias e descritiva, adotou-se uma abordagem qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que foi realizada a partir das publicações de dissertações e teses em bases de dados científicas da área, em trabalhos pertencentes à rede federal dos IFS. Percebeu-se nos resultados encontrados sobre a temática da inclusão que há garantia nas SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Iniciais do nome; SOBRENOME DO SEGUNDO AUTOR, Iniciais do nome. Título do artigo: subtítulo se houver. Revista Semiárido De Visu, V. 11, n. 1, p. 01, mar. 2023. ISSN 2237-1966. 2 Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 6, n. 1, p. 3-12, 2018 políticas para o acesso e permanência, contudo, percebe-se lacunas e fragilidades para o êxito desses alunos. O serviço dos NAPNEs, na maioria dos IFs, não assegura uma inclusão com serviços voltados para garantir a todos os tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.

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