Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100892
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8488
    "inscrito_id" => 24783
    "titulo" => "ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA"
    "resumo" => "O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia em uma escola pública localizada na cidade de Natal-RN. Metodologicamente, a pesquisa seguiu algumas etapas, como: um levantamento de estudos sobre a temática, tendo como referência a metodologia de Estado da Arte, realizamos reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa. A escola conta com cinco turmas, que contemplam a matrícula de aproximadamente 125 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No total, dispõe de um quadro de 9 docentes efetivos, dos quais foram selecionados 3 que atuaram de forma remota no período da pandemia, e que continuam desenvolvendo seu trabalho na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. No processo de produção de dados, utilizamos da entrevista recorrente, por permitir o retorno aos sujeitos participantes da pesquisa, com a finalidade de avançar na investigação. De posse do material coletado, realizamos as transcrições das entrevistas e seguimos com a estruturação do procedimento de análise, cujo processo (leitura flutuante, levantamento de pré-indicadores e sistematização de indicadores) resultou em três núcleos de significações, a saber: As condições de trabalho dos professores na pandemia e os recursos pedagógicos disponíveis; as situações enfrentadas pelos professores no desenvolvimento de seu trabalho no formato remoto; e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no formato remoto e suas implicações para o processo de aprendizagem. A partir da análise dos referidos núcleos, no aproximamos o máximo possível do objetivo pretendido na pesquisa, isto é, compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento a pandemia de Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24783_TB8488_17082023210232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENA"
    "autor_email" => "milenagomesufrn@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100892
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8488
    "inscrito_id" => 24783
    "titulo" => "ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE VIVÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES NA PANDEMIA"
    "resumo" => "O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia em uma escola pública localizada na cidade de Natal-RN. Metodologicamente, a pesquisa seguiu algumas etapas, como: um levantamento de estudos sobre a temática, tendo como referência a metodologia de Estado da Arte, realizamos reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa. A escola conta com cinco turmas, que contemplam a matrícula de aproximadamente 125 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No total, dispõe de um quadro de 9 docentes efetivos, dos quais foram selecionados 3 que atuaram de forma remota no período da pandemia, e que continuam desenvolvendo seu trabalho na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. No processo de produção de dados, utilizamos da entrevista recorrente, por permitir o retorno aos sujeitos participantes da pesquisa, com a finalidade de avançar na investigação. De posse do material coletado, realizamos as transcrições das entrevistas e seguimos com a estruturação do procedimento de análise, cujo processo (leitura flutuante, levantamento de pré-indicadores e sistematização de indicadores) resultou em três núcleos de significações, a saber: As condições de trabalho dos professores na pandemia e os recursos pedagógicos disponíveis; as situações enfrentadas pelos professores no desenvolvimento de seu trabalho no formato remoto; e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no formato remoto e suas implicações para o processo de aprendizagem. A partir da análise dos referidos núcleos, no aproximamos o máximo possível do objetivo pretendido na pesquisa, isto é, compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento a pandemia de Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID24783_TB8488_17082023210232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENA"
    "autor_email" => "milenagomesufrn@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo objetiva compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Para isso, buscamos apoio na Psicologia Sócio-histórico, cujas categorias vivência, atividade e significações, definidas como construções intelectivas, possibilitarão compreender o movimento da realidade do trabalho docente na pandemia em uma escola pública localizada na cidade de Natal-RN. Metodologicamente, a pesquisa seguiu algumas etapas, como: um levantamento de estudos sobre a temática, tendo como referência a metodologia de Estado da Arte, realizamos reunião na escola para apresentar a proposta do projeto de pesquisa. A escola conta com cinco turmas, que contemplam a matrícula de aproximadamente 125 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. No total, dispõe de um quadro de 9 docentes efetivos, dos quais foram selecionados 3 que atuaram de forma remota no período da pandemia, e que continuam desenvolvendo seu trabalho na mesma escola após o retorno para as aulas presenciais. No processo de produção de dados, utilizamos da entrevista recorrente, por permitir o retorno aos sujeitos participantes da pesquisa, com a finalidade de avançar na investigação. De posse do material coletado, realizamos as transcrições das entrevistas e seguimos com a estruturação do procedimento de análise, cujo processo (leitura flutuante, levantamento de pré-indicadores e sistematização de indicadores) resultou em três núcleos de significações, a saber: As condições de trabalho dos professores na pandemia e os recursos pedagógicos disponíveis; as situações enfrentadas pelos professores no desenvolvimento de seu trabalho no formato remoto; e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no formato remoto e suas implicações para o processo de aprendizagem. A partir da análise dos referidos núcleos, no aproximamos o máximo possível do objetivo pretendido na pesquisa, isto é, compreender as significações constituídas nas vivências escolares por professores dos anos iniciais no enfrentamento a pandemia de Covid-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.