ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7467 "inscrito_id" => 12967 "titulo" => "ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR" "resumo" => "A intervenção pedagógica objetiva auxiliar na aprendizagem do conteúdo pelos alunos. Dessa forma, são elaboradas estratégias para torná-los capazes de compreender o assunto de uma forma eficaz. Este trabalho busca descrever a experiência pedagógica de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), sobre o sistema locomotor para estudantes do sexto ano da Unidade Escolar Padre Raimundo Vieira, em Parnaíba - PI. Nessa perspectiva, analisa - se a saída de campo dos alunos da Unidade Escolar para a prática laboratorial de anatomia na UFDPar. Iniciou-se a abordagem salientando a importância do sistema locomotor para as nossas atividades diárias, as características do sistema esquelético e muscular separadamente e discorremos sobre a atividade que ambos fazem em conjunto para que possamos nos locomover, ao longo de toda a atividade foram exibidas peças anatômicas dos dois sistemas disponíveis no laboratório. Os estudantes mostravam-se muito interessados e admirados tanto com as peças, quanto com o conteúdo. Ao final, foi proposta uma dinâmica para avaliá-los, dividimos-os em pequenos grupos, entregamos uma placa que tinha duas opções: verdadeiro ou falso. A dinâmica constitua em: analisar uma sentença em grupo, entrar em um consenso, em seguida levantar a placa verdadeiro ou falso, caso escolhessem a segunda opção, tinham que justificar. Deste modo, pôde-se analisar a compreensão do conteúdo, além de incentivar o senso argumentativo e social dos alunos. Toda a atividade foi pensada em prol dos estudantes, valorizando as opiniões e saberes para a construção do conhecimento. O PIBID tem como meta elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, experiências como esta são de suma relevância para a concretizar esse objetivo e formar cada vez mais professores capacitados para o magistério." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12967_TB7467_01102023181137.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYLANNE JUDITE RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAYLANNE" "autor_email" => "kaylannemalta999@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7467 "inscrito_id" => 12967 "titulo" => "ANATOMIA NA ESCOLA: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA LOCOMOTOR" "resumo" => "A intervenção pedagógica objetiva auxiliar na aprendizagem do conteúdo pelos alunos. Dessa forma, são elaboradas estratégias para torná-los capazes de compreender o assunto de uma forma eficaz. Este trabalho busca descrever a experiência pedagógica de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2022/2024 na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), sobre o sistema locomotor para estudantes do sexto ano da Unidade Escolar Padre Raimundo Vieira, em Parnaíba - PI. Nessa perspectiva, analisa - se a saída de campo dos alunos da Unidade Escolar para a prática laboratorial de anatomia na UFDPar. Iniciou-se a abordagem salientando a importância do sistema locomotor para as nossas atividades diárias, as características do sistema esquelético e muscular separadamente e discorremos sobre a atividade que ambos fazem em conjunto para que possamos nos locomover, ao longo de toda a atividade foram exibidas peças anatômicas dos dois sistemas disponíveis no laboratório. Os estudantes mostravam-se muito interessados e admirados tanto com as peças, quanto com o conteúdo. Ao final, foi proposta uma dinâmica para avaliá-los, dividimos-os em pequenos grupos, entregamos uma placa que tinha duas opções: verdadeiro ou falso. A dinâmica constitua em: analisar uma sentença em grupo, entrar em um consenso, em seguida levantar a placa verdadeiro ou falso, caso escolhessem a segunda opção, tinham que justificar. Deste modo, pôde-se analisar a compreensão do conteúdo, além de incentivar o senso argumentativo e social dos alunos. Toda a atividade foi pensada em prol dos estudantes, valorizando as opiniões e saberes para a construção do conhecimento. O PIBID tem como meta elevar a qualidade de ensino das escolas públicas, experiências como esta são de suma relevância para a concretizar esse objetivo e formar cada vez mais professores capacitados para o magistério." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12967_TB7467_01102023181137.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYLANNE JUDITE RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "KAYLANNE" "autor_email" => "kaylannemalta999@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }