Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE MULHERES EDUCADAS NA DITADURA MILITAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96834
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 12951
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE MULHERES EDUCADAS NA DITADURA MILITAR"
    "resumo" => "As memórias de infância, durante a ditadura militar, marcadas por violências de múltiplos vetores, do totalitarismo de Estado, de gênero, sexualidade, raça, classe e de territorialidade, são, ainda, nos dias atuais, pouco conhecidas e têm tímida visibilidade, até mesmo quando se trata de crianças da época. Dessa forma, para além de ressaltar essas memórias de infâncias que, por ora, estão esquecidas, o objetivo desta pesquisa é analisar o contexto histórico, sócio-político e o cotidiano em que esses corpos estavam inseridos, marcados pela colonização e pelo patriarcado, como pilares importantes da sociedade capitalista que, durante a ditadura, muito se pautou no ideário nacionalista/conservador como mote do progresso e do desenvolvimento da nação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se fundamenta em Walter Benjamin, para a compreensão da infância como memória e perspectiva crítica sobre o tempo presente; na análise de discurso de Michel Foucault; e na abordagem metodológica da interseccionalidade. A partir da análise do discurso de cinco mulheres participantes, buscou-se compreender: como as normativas de gênero atreladas ao feminino aparecem nas memórias de mulheres como parte da educação vivida na escola e na família; os sentidos que elas produzem sobre a educação para o feminino em suas infâncias e quais outras referências simbólicas elegem para compor suas memórias e, também, como marcadores sociais de gênero, raça/etnia, classe e território configuram as memórias de infância dessas mulheres. Assim, viu-se a necessidade de registro da produção dessas memórias de infância na ditadura militar, na região mato-grossense, de modo que esta pesquisa tem, também, denúncias de como a educação da época tem efeitos de subjetivação até hoje, seja por meio de normativas de gêneros, sexualidades, familismos e/ou subversões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12951_TB2894_16112023120437.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANTIELY MARTINS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANTIELY (UFR)"
    "autor_email" => "dantiely.martins@aluno.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96834
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 12951
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DE MULHERES EDUCADAS NA DITADURA MILITAR"
    "resumo" => "As memórias de infância, durante a ditadura militar, marcadas por violências de múltiplos vetores, do totalitarismo de Estado, de gênero, sexualidade, raça, classe e de territorialidade, são, ainda, nos dias atuais, pouco conhecidas e têm tímida visibilidade, até mesmo quando se trata de crianças da época. Dessa forma, para além de ressaltar essas memórias de infâncias que, por ora, estão esquecidas, o objetivo desta pesquisa é analisar o contexto histórico, sócio-político e o cotidiano em que esses corpos estavam inseridos, marcados pela colonização e pelo patriarcado, como pilares importantes da sociedade capitalista que, durante a ditadura, muito se pautou no ideário nacionalista/conservador como mote do progresso e do desenvolvimento da nação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se fundamenta em Walter Benjamin, para a compreensão da infância como memória e perspectiva crítica sobre o tempo presente; na análise de discurso de Michel Foucault; e na abordagem metodológica da interseccionalidade. A partir da análise do discurso de cinco mulheres participantes, buscou-se compreender: como as normativas de gênero atreladas ao feminino aparecem nas memórias de mulheres como parte da educação vivida na escola e na família; os sentidos que elas produzem sobre a educação para o feminino em suas infâncias e quais outras referências simbólicas elegem para compor suas memórias e, também, como marcadores sociais de gênero, raça/etnia, classe e território configuram as memórias de infância dessas mulheres. Assim, viu-se a necessidade de registro da produção dessas memórias de infância na ditadura militar, na região mato-grossense, de modo que esta pesquisa tem, também, denúncias de como a educação da época tem efeitos de subjetivação até hoje, seja por meio de normativas de gêneros, sexualidades, familismos e/ou subversões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12951_TB2894_16112023120437.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANTIELY MARTINS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANTIELY (UFR)"
    "autor_email" => "dantiely.martins@aluno.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As memórias de infância, durante a ditadura militar, marcadas por violências de múltiplos vetores, do totalitarismo de Estado, de gênero, sexualidade, raça, classe e de territorialidade, são, ainda, nos dias atuais, pouco conhecidas e têm tímida visibilidade, até mesmo quando se trata de crianças da época. Dessa forma, para além de ressaltar essas memórias de infâncias que, por ora, estão esquecidas, o objetivo desta pesquisa é analisar o contexto histórico, sócio-político e o cotidiano em que esses corpos estavam inseridos, marcados pela colonização e pelo patriarcado, como pilares importantes da sociedade capitalista que, durante a ditadura, muito se pautou no ideário nacionalista/conservador como mote do progresso e do desenvolvimento da nação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se fundamenta em Walter Benjamin, para a compreensão da infância como memória e perspectiva crítica sobre o tempo presente; na análise de discurso de Michel Foucault; e na abordagem metodológica da interseccionalidade. A partir da análise do discurso de cinco mulheres participantes, buscou-se compreender: como as normativas de gênero atreladas ao feminino aparecem nas memórias de mulheres como parte da educação vivida na escola e na família; os sentidos que elas produzem sobre a educação para o feminino em suas infâncias e quais outras referências simbólicas elegem para compor suas memórias e, também, como marcadores sociais de gênero, raça/etnia, classe e território configuram as memórias de infância dessas mulheres. Assim, viu-se a necessidade de registro da produção dessas memórias de infância na ditadura militar, na região mato-grossense, de modo que esta pesquisa tem, também, denúncias de como a educação da época tem efeitos de subjetivação até hoje, seja por meio de normativas de gêneros, sexualidades, familismos e/ou subversões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.