A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7269 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH" "resumo" => "A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14946_TB7269_20062023224418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7269 "inscrito_id" => 14946 "titulo" => "A ESCRITA DE ESTUDANTES COM TDAH" "resumo" => "A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14946_TB7269_20062023224418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO" "autor_nome_curto" => "NELBA" "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }