PISACCO, Nelba Maria Teixeira. A escrita de estudantes com tdah. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100161>. Acesso em: 23/11/2024 01:11
A complexidade que abrange a escrita é um dos aspectos a ser considerado para entender o baixo desempenho do Brasil nessa área, que pode ocasionar impacto ainda mais negativo em estudantes com desenvolvimento neuroatípico. Estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho de estudantes com TDAH em diferentes habilidades da escrita. Trata-se de uma revisão da literatura sobre o tema, com destaque as pesquisas com estudantes brasileiros. Os resultados dos estudos que investigaram diversas áreas do desempenho escolar, há evidências da escrita ser a mais prejudicada no TDAH. Prejuízos ocorrem para ambos os sexos, em diferentes idiomas, impactando diferentes habilidades de expressão escrita que comprometem o desempenho acadêmico em outras áreas. As dificuldades mantêm-se em medidas específicas e gerais, indicando baixo desempenho na ortografia, produção de texto. O desempenho no ditado, embora inferior ao da população geral, apresenta melhora no decorrer da escolaridade, enquanto o mesmo não ocorre na produção de texto. Frente ao baixo desempenho em escrita, necessita-se investigar adequações do ensino e intervenções pedagógicas que promovam a melhor aprendizagem e forneçam o suporte necessário para os estudantes com TDAH têm direito. Para aqueles cujo comprometimento na escrita é mais prejudicado é importante garantir o atendimento educacional especializado.