Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100143
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7245
    "inscrito_id" => 6821
    "titulo" => "DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES"
    "resumo" => "A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6821_TB7245_23102023104316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSIA SUELEN DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSA SOUSA"
    "autor_email" => "alissia.sousa@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100143
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7245
    "inscrito_id" => 6821
    "titulo" => "DESENVOLVENDO OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: ESTRATÉGIA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES"
    "resumo" => "A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6821_TB7245_23102023104316.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALISSIA SUELEN DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALISSA SOUSA"
    "autor_email" => "alissia.sousa@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.