MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102435 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => null "titulo" => "MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A delicada relação entre conhecimentos científicos e tradicionais tem sido explorada pela filosofia, pelas ciências sociais e pela educação. Especial atenção tem sido dada pelo campo de ensino de ciências, uma vez que a escola – e a sala de aula de ciências – pode ser compreendida como espaço de mediação entre diferentes culturas. Nesse cenário, a educação científica pode operar como perpetuadora de estruturas sociais desiguais, quando inferioriza os saberes tradicionais, ou espaço privilegiado de valorização das identidades regionais e decolonização, quando constrói diálogos horizontais entre ciência e tradição. O presente trabalho configura um estudo de caso, no qual práticas tradicionais de manipulação de mandioca para a preparação de farinha e goma fizeram parte dos experimentos e discussões de uma disciplina de Química Geral destinada a professores em formação, na Universidade Federal do Cariri. Investiga-se a aprendizagem de conceitos químicos fundamentais, tais como substância e mistura, bem como as percepções dos estudantes sobre a relevância de tais conceitos para as práticas agrícolas locais. Transformações nessas percepções foram observadas no decorrer da disciplina, contudo a dicotomia entre conhecimento científico e cultura tradicional encontrou pouco lugar nas manifestações dos estudantes. Desse modo, espera-se contribuir com a superação de tal dicotomia propondo uma abordagem que, conquanto valorize saberes e praticas locais caririenses, media a aprendizagem da ciência química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CULTURA, ENSINO DE QUÍMICA, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fc0b3b356_20122023113659.pdf" "created_at" => "2023-12-20 11:36:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO QUINTANA GOMES" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "saulo.quintana@ufca.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102435 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 805 "inscrito_id" => null "titulo" => "MANDIOCA E GOMA NO ENSINO DE QUÍMICA: PRÁTICAS INTERCULTURAIS PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "A delicada relação entre conhecimentos científicos e tradicionais tem sido explorada pela filosofia, pelas ciências sociais e pela educação. Especial atenção tem sido dada pelo campo de ensino de ciências, uma vez que a escola – e a sala de aula de ciências – pode ser compreendida como espaço de mediação entre diferentes culturas. Nesse cenário, a educação científica pode operar como perpetuadora de estruturas sociais desiguais, quando inferioriza os saberes tradicionais, ou espaço privilegiado de valorização das identidades regionais e decolonização, quando constrói diálogos horizontais entre ciência e tradição. O presente trabalho configura um estudo de caso, no qual práticas tradicionais de manipulação de mandioca para a preparação de farinha e goma fizeram parte dos experimentos e discussões de uma disciplina de Química Geral destinada a professores em formação, na Universidade Federal do Cariri. Investiga-se a aprendizagem de conceitos químicos fundamentais, tais como substância e mistura, bem como as percepções dos estudantes sobre a relevância de tais conceitos para as práticas agrícolas locais. Transformações nessas percepções foram observadas no decorrer da disciplina, contudo a dicotomia entre conhecimento científico e cultura tradicional encontrou pouco lugar nas manifestações dos estudantes. Desse modo, espera-se contribuir com a superação de tal dicotomia propondo uma abordagem que, conquanto valorize saberes e praticas locais caririenses, media a aprendizagem da ciência química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CULTURA, ENSINO DE QUÍMICA, INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fc0b3b356_20122023113659.pdf" "created_at" => "2023-12-20 11:36:59" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO QUINTANA GOMES" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "saulo.quintana@ufca.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }